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São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003


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Franqueador aplica "tolerância zero"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não só franqueados acionam suas redes na Justiça. Muitas vezes, o comportamento indevido dos empresários motiva questionamentos jurídicos do franqueador em relação a seus afiliados.
Às vezes, os problemas continuam depois da extinção do contrato de franchising. Na rede de lavagem a seco de automóveis DryWash, uma crise foi desencadeada quando um ex-franqueado e um ex-funcionário da rede abriram a firma Tropic Shield para fabricar fluidos de lavagem a seco, vendidos aos franqueados da DryWash por preços menores do que os produtos do franqueador.
"Fomos ao Deic [Departamento de Investigações sobre Crime Organizado] e fizemos uma representação, acusando-os de concorrência desleal", afirma a advogada da rede DryWash, Claudia Lopes.
Os responsáveis foram pegos em flagrante pela polícia, que contou com a ajuda do franqueado Nivaldo Bregano na investigação. "Achei que valia a pena ser honesto. Prejudicando a marca, estaria prejudicando a todos."
Marcelo de Souza Macedo, um dos sócios da Tropic Shield, foi procurado pela Folha, mas preferiu não comentar o assunto.
Os franqueados que compraram o produto supostamente clonado -cerca de 5% da rede, que tem 120 parceiros- terão os contratos com a DryWash rescindidos, segundo o sócio-proprietário da empresa, Lito Rodriguez.
"Estamos investindo para formar a segunda geração de franqueados e não vamos admitir esse tipo de situação. Adotamos agora a "tolerância zero': burlou qualquer regra, é descredenciado."

Outros casos
Na Stella Barros, o problema foi a falência da rede, que deixou 27 franqueados à deriva. Ronaldo Joffe, dono de uma delas, resolveu, junto com o sócio, Nelson Cabral, mudar de bandeira. Escolheu a Tia Augusta, que tem uma linha similar à da Stella Barros. "O difícil foi explicar aos clientes que as franquias não faliram junto com o franqueador", conta Joffe.
Segundo ele, nos primeiros 15 dias, a loja ficou vazia. "Só depois que mudamos o layout e enviamos uma carta para os clientes explicando a situação é que o movimento se normalizou", conta.
Os outros ex-franqueados da Stella Barros ou abriram loja com bandeira própria ou adotaram a marca X-Virtual, rede on-line que comercializa produtos turísticos.
Na Amor aos Pedaços, a razão de um impasse de relacionamento pode ter sido apenas um mal-entendido. Em 2001, a rede optou por aromatizar as lojas com sachês aquecidos. Mas o aparelho que fazia o trabalho dava muitos problemas para a manutenção.
A rede orientou as lojas a abandonar a idéia, mas algumas não quiseram parar. Outras resolveram usar fragrâncias frias, o que desagradou à franqueadora.

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