São Paulo, domingo, 25 de julho de 2004 |
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CONFIRA MANEIRAS DE REDUZIR GASTOS ALUGUEL Talvez não seja necessário manter a empresa no atual endereço. Se for possível se mudar sem prejuízo para o negócio, não tenha medo. Pagar caro para estar em um prédio bonito só faz sentido se os clientes valorizarem isso de fato. Uma loja de rua, no entanto, pode perder toda a clientela se mudar de ponto Se o reajuste previsto no contrato for pesar muito, tente, se possível quatro meses antes, dizer isso ao locador. Mas não blefe: se o locador insistir no novo valor, será preciso se mudar Alugue um ponto menor e mais barato e tente complementar com um espaço mais informal, como um quintal de amigo. No endereço alternativo, pode ficar o depósito da firma, por exemplo SALÁRIOS E ENCARGOS Terceirize serviços quando o estudo de custos mostrar que vale a pena, mas só se a lei permitir. Processos trabalhistas podem quebrar pequenas firmas Contrate temporários se a sua empresa tem demanda flutuante -não faz sentido manter a equipe durante o ano inteiro. Mas treinar o temporário deve ser mais barato do que manter o funcionário no período ocioso Sempre que possível, condicione a remuneração aos resultados. A idéia serve para a área de vendas ou para a de produção Tenha o menor número possível de níveis hierárquicos. Sua empresa deve ser ágil ÁGUA Mantenha os encanamentos em bom estado, para evitar vazamentos Reaproveitar, além de ser ambientalmente correto, reduz a conta. A mesma água que resfria o maquinário pode molhar o jardim Use torneiras que desligam automaticamente e descargas de corda LUZ Use recursos simples e baratos como lâmpadas fluorescentes e detectores de presença para acender e apagar luzes. Outras opções são equipamentos para evitar picos de energia e temporizadores, que programam horários para acender e apagar luzes Avalie se é preciso mesmo ter um ar-condicionado. Será que o cliente dá importância a isso? TELEFONE Relacione custos com telefone com a produção. Uma boa maneira é criar códigos para funcionários e clientes. O empregado A, para ligar para o cliente B, digita os dois códigos. No fim do mês, é possível saber quem fez as ligações -e para quem (se tinha finalidade pessoal ou profissional) O mercado disponibiliza equipamentos para restringir chamadas e para originar ligações de forma inteligente (se é mais barato ligar de celular para celular do que de fixo para celular, a central telefônica faz a chamada assim) Também há serviços que buscam automaticamente a operadora mais barata no horário. Uma listinha colada ao lado do telefone, no entanto, já pode ajudar a orientar a equipe MANUTENÇÃO Lembre-se de que os gastos com manutenção devem ser menores do que os com a amortização de novos equipamentos Pesquise e experimente serviços além do prestado pelo fabricante. Podem ser bem mais baratos Fuja da "economia burra": não corra o risco de a máquina ficar parada e atrasar sua produção CONTADOR Vá ao mercado saber se há profissionais qualificados cobrando menos, mas mantenha os requisitos de qualidade; tarifas bancárias também devem ser pesquisadas Renegocie com o seu contador ADVOGADO Reduza o valor fixo, se houver, e condicione pagamentos às vitórias em causas INTERNET Para não ter de aumentar ou poder reduzir os gastos com a banda, crie regras ou faça bloqueios. Funcionários baixando músicas, usando programas de mensagens ou ouvindo rádio pela internet congestionam a rede TERCEIRIZADOS Avalie periodicamente serviços como segurança e jardinagem. Não mantenha a parceria simplesmente porque gosta dos funcionários terceirizados ou os conhece há muito tempo Fontes: Sebrae-SP, consultores e empresas Texto Anterior: Custo fixo?: Senha é pensar despesa como variável Próximo Texto: Pró-labore pode ser reavaliado, mas deve existir Índice |
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