São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Índice

Processador de palavras

Na quarta-feira, o jornal informou que Alcides Tápias já admite a possibilidade de deixar o Ministério do Desenvolvimento. A reportagem citou "confidências a amigos" e "conversas privadas" em que Tápias, desgastado por atritos com a equipe econômica, teria manifestado disposição para ir embora caso seus projetos "não saiam do papel".
No dia seguinte, em carta que abriu o "Painel do Leitor", representante do ministro acusou o jornalista da Folha, presente a uma das "conversas", de ter omitido a seguinte declaração de Tápias: "Se depender de minha vontade, só deixo o governo em dezembro de 2002". No entender do assessor, o jornal "divulgou apenas os aspectos da conversa" que lhe eram "convenientes".
Como não houve esclarecimento depois da carta, supõe-se que a omissão ocorreu, ou que a Folha não tinha elementos para contestar o protesto. Do ponto de vista do leitor, dá na mesma.
Em si, o caso não é grave. Não chegam a ser excludentes a frase do ministro e a tese da reportagem, que de resto faz bastante sentido.
A questão é de princípio. Não é bom ser flagrado varrendo para baixo do tapete pedaços da informação que atrapalham a conclusão do jornal.



Texto Anterior: Longe da escola
Índice


Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.