|
Texto Anterior | Índice
Os números do atendimento
O balanço do atendimento no
primeiro trimestre de 2000 traz
duas boas notícias.
A primeira: à diferença do que
costuma ocorrer em janeiro e fevereiro, neste ano o período de
férias não fez diminuir o número de manifestações de leitores à
ombudsman.
Foram 2.815 até o final de
março, o que equivale a 45,4 novos casos por dia útil. A média
havia sido de 34,6 no balanço
do ano passado.
A segunda boa notícia: o leitor
está esperando menos para obter resposta da Folha.
Parece incrível, mas é isso
mesmo. Depois de várias tentativas de pouco efeito, um esforço
conjunto do Departamento de
Ombudsman e da Secretaria de
Redação, empreendido desde o
início do ano, conseguiu reduzir
a média histórica de uma semana para 1,5 dia.
Antes que este anúncio provoque revolta de leitores que
aguardam resposta há mais
tempo do que isso, repito que se
trata de uma média.
Em primeiro lugar, nem todos
os casos podem ser resolvidos
com um simples "erramos" ou
com um esclarecimento breve
da própria ombudsman.
Em segundo, sei que ainda é
preciso fazer muito para dotar o
serviço ao leitor da agilidade
necessária. Digo apenas que
houve avanço significativo nessa área no primeiro trimestre.
Outro destaque dos números
de janeiro a março é o massacre
da correspondência eletrônica
sobre os demais meios utilizados pelo leitor para fazer contato com a ombudsman.
Já disse que quando assumi a
função, há pouco mais de dois
anos, os e-mails ainda não representavam metade das mensagens recebidas. No balanço de
99, a fatia foi
de 72%. Agora,
cresceu para
86%.
Em movimento inverso, a participação dos telefonemas foi de 29% em 98, 16% no
ano passado e 7,5% agora.
Texto Anterior: Cadê o "erramos'? Índice
Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato
de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade
por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor
-recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário
dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman,
ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br. |
Contatos telefônicos:
ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira. |
|