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Os números do atendimento
Como os dados não estavam
fechados antes das férias, apresento agora o balanço do atendimento em 2000. Em média,
recebi 38 manifestações por dia
de trabalho. O total de 9.099 representa um aumento de 3% em
relação ao ano anterior.
Duas tendências se aprofundaram. A primeira, já observada aqui, é a predominância do
meio eletrônico na correspondência. Das pessoas que me procuraram em 98, metade o fez
por e-mail, e cerca de um quarto, por telefone (outras enviaram fax ou carta; muito poucas
vieram ao jornal).
Em 1999, a fatia dos e-mails
cresceu para 72%, enquanto a
dos telefonemas encolheu para
16%. Em 2000, os percentuais se
distanciaram ainda mais:
88,2% e 6,1%, respectivamente.
A outra tendência é a diminuição dos protestos relativos a
assinaturas, em tese um assunto
fora da alçada da ombudsman
(relato cada uma das queixas à
área responsável, Circulação).
Embora esses casos ainda superem, em número, as manifestações sobre editorias como Brasil ou Esporte, o conjunto dos
protestos de natureza editorial
está bem à frente dos administrativos. Estes responderam por
25% do total em 1999. A participação caiu para 17% em 2000.
Em ano de eleições e do triângulo Nicolau-Luiz Estevão-Eduardo Jorge, Brasil subiu da
terceira para a segunda posição
entre as áreas do jornal que
mais motivaram manifestações.
Peço um pouco de paciência a
quem me escreveu em janeiro e
ainda não recebeu resposta. Espero colocar em dia, até o final
da semana, a correspondência
acumulada durante as férias.
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Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato
de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade
por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor
-recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário
dos meios de comunicação.
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