São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Índice

Os números do atendimento

Como os dados não estavam fechados antes das férias, apresento agora o balanço do atendimento em 2000. Em média, recebi 38 manifestações por dia de trabalho. O total de 9.099 representa um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
Duas tendências se aprofundaram. A primeira, já observada aqui, é a predominância do meio eletrônico na correspondência. Das pessoas que me procuraram em 98, metade o fez por e-mail, e cerca de um quarto, por telefone (outras enviaram fax ou carta; muito poucas vieram ao jornal).
Em 1999, a fatia dos e-mails cresceu para 72%, enquanto a dos telefonemas encolheu para 16%. Em 2000, os percentuais se distanciaram ainda mais: 88,2% e 6,1%, respectivamente.
A outra tendência é a diminuição dos protestos relativos a assinaturas, em tese um assunto fora da alçada da ombudsman (relato cada uma das queixas à área responsável, Circulação).
Embora esses casos ainda superem, em número, as manifestações sobre editorias como Brasil ou Esporte, o conjunto dos protestos de natureza editorial está bem à frente dos administrativos. Estes responderam por 25% do total em 1999. A participação caiu para 17% em 2000.
Em ano de eleições e do triângulo Nicolau-Luiz Estevão-Eduardo Jorge, Brasil subiu da terceira para a segunda posição entre as áreas do jornal que mais motivaram manifestações.
Peço um pouco de paciência a quem me escreveu em janeiro e ainda não recebeu resposta. Espero colocar em dia, até o final da semana, a correspondência acumulada durante as férias.


Texto Anterior: Vacas e canarinhos
Índice


Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.