São Paulo, domingo, 11 de março de 2001

Texto Anterior | Índice

Ponto final

Termina hoje meu mandato de ombudsman. De acordo com o estatuto que rege a função na Folha, está na hora de o leitor ter novo representante.
Foram três anos que me permitiram ver a distância entre o que o jornal pretende ser e o que de fato é. Um veículo que funcione "como âncora de referência geral em meio à balbúrdia informativa", diz o projeto editorial. Ambição comprometida, dia a dia, por muita distorção e inconsistência. Erros pontuais são só a face mais visível do problema.
Ao mesmo tempo, cresceu meu respeito pela disposição da Folha em submeter-se à crítica pública e institucionalizada. Para conviver com ela, um jornal tem de acreditar na obrigação de prestar contas.
Muito obrigada a todas as pessoas que me procuraram. Espero ter honrado a confiança com meu empenho para obter correções e esclarecimentos.
Agradeço também aos colegas que se dispuseram a discutir comigo questões ligadas ao jornalismo e ao exercício desta função. Devo a eles boas idéias.
Ao novo ombudsman, Bernardo Ajzenberg, desejo coragem e sucesso. E do leitor espero que continue a ofertar sua melhor contribuição ao jornal: vigilância permanente.


Texto Anterior: Agora está escrito
Índice


Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.