São Paulo, domingo, 11 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agora está escrito

"A Folha não publica texto plagiado, seja de outros autores, seja republicação de texto do mesmo autor (autoplágio). Quando reproduzir texto de outro autor ou de sua própria autoria já publicado, o jornalista deve citar claramente o autor original e, se possível, local e data em que o texto foi publicado, além de deixar evidente para o leitor o trecho que está sendo reproduzido."
É o que afirma o novo "Manual da Redação", que em breve estará em vigor.
Em dois sentidos, o verbete é mais rigoroso que o da edição atual.
Em primeiro lugar, condena de forma explícita o chamado autoplágio, enganação que consiste em apresentar como novidade um artigo já publicado, na esperança de que ninguém se lembre.
Em segundo, exige mais clareza no crédito ao trabalho dos outros. Não basta citar a fonte. É preciso "deixar evidente" o que lhe pertence no texto.
As recomendações vêm na esteira de episódios em que o leitor da Folha foi iludido de uma dessas duas maneiras.
De agora em diante, caso isso volte a ocorrer, ele saberá que se desrespeitou não apenas um princípio básico de honestidade intelectual, mas também regras internas que o jornal cuidou de registrar por escrito.


Texto Anterior: Renata Lo Prete: Piloto automático
Próximo Texto: Ponto final
Índice


Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.