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Números do atendimento
É natural que as manifestações
dos leitores ao departamento do
ombudsman oscilem conforme
os acontecimentos e seu reflexo
no noticiário do jornal.
No segundo trimestre deste
ano, por exemplo, como efeito da
Copa do Mundo, os contatos referentes à cobertura de Esporte
quase triplicaram em relação ao
primeiro trimestre, passando de
62 para 182 -com maior concentração em junho (94).
Mesmo assim, não houve um
"estouro" -sinal provável de
que a cobertura do Mundial, no
seu conjunto, como aliás demonstrou pesquisa divulgada no
caderno Copa 2002 no último
dia 21, não desagradou os leitores.
De acordo com o levantamento do Datafolha, feito em meados de junho, 96% dos entrevistados achavam o caderno ótimo
(41%) ou bom (55%).
Aumentos importantes de manifestações se deram também,
nos mesmos períodos, nos casos
de Brasil (67%) e de Cotidiano
(53%), reflexo do aquecimento
da campanha sucessória.
Relacionado a ela está igualmente o aumento de 97% no total de mensagens dirigidas aos
colunistas do jornal.
Em relação ao segundo trimestre de 2001, o total de manifestações registrou aumento de 15%.
Considerando-se semestre ante
semestre, houve uma redução de
4,8%.
Embora as cartas tenham tido
ligeiro aumento em sua participação (de 2,5% para 3,4%),
mantém-se o predomínio claro
do e-mail como principal veículo, disparado (87,6%), de acesso
ao ombudsman.
O tempo médio de retorno aos
leitores, no trimestre, foi de 2,29
dias.
Por fim, um dado curioso: embora o total de mensagens tenha
subido 56% entre o primeiro e o
segundo trimestres, o item "elogios" cresceu apenas 10%. Sua
participação no conjunto das
mensagens recebidas caiu de
3,3% para 2,5%.
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Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato
de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade
por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor
-recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário
dos meios de comunicação.
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