São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2000

Texto Anterior | Índice

Mulheres maravilhosas

Manchete do Folhainvest de segunda-feira passada: "Eles são ousados, mas elas lucram mais".
Para chegar a essa conclusão, a reportagem colheu opiniões de quatro "consultores especializados em finanças". Apresentou ainda as histórias de uma moça "cuidadosa", que só aplica depois de refletir muito e aos poucos está se dando bem, e de um jovem investidor "de perfil agressivo", que agiu de forma atabalhoada e perdeu dinheiro.
A mistura rendeu duas páginas de conclusões taxativas sobre o comportamento de homens e mulheres.
Elas, "antes de tomarem uma decisão, querem ter certeza de que estão fazendo a coisa certa; quando perdem, assumem o prejuízo como parte do aprendizado; não se deixam abalar facilmente pelo vaivém das cotações".
Eles "são impulsivos e querem o lucro rápido; quando perdem, culpam o amigo, o gerente do banco, a política econômica; não suportam o vaivém do mercado acionário".
O leitor certamente conhece uma infinidade de pessoas de ambos os sexos que não se encaixam nas definições acima.
Também seria fácil encontrar um consultor que, no mínimo, alertasse para a impossibilidade de generalizar a partir de tão pouco.
Mas nada disso apareceu no jornal porque, nesse gênero de matéria, o personagem e o especialista têm de atender a um requisito básico: não atrapalhar o lide, por mais ralo que este seja.
Para piorar, a atração de segunda-feira foi reprise. Conversa semelhante já havia aparecido em duas ocasiões no caderno.


Texto Anterior: Dobradinha
Índice


Renata Lo Prete é a ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Renata Lo Prete/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.