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Desconfiança
"Toda terça, quarta e sexta jogo na Quina, Dupla Sena, Lotomania e Mega Sena e confiro os
resultados pela Folha. Hoje
constatei ter feito um Terno.
Quando fui à lotérica receber, vi
que a Folha publicara o resultado errado. Fiquei totalmente decepcionado com esse jornal pela
falta de atenção."
"Sempre pensei que ele fosse
confiável. Hoje, fiquei muito
aborrecida com a Folha."
Na primeira queixa, um leitor
se refere a resultados lotéricos errados publicados quarta-feira. A
segunda crítica é ao Guia da Folha (roteiro semanal que acompanha a edição SP) da primeira
semana de maio, que incluía um
restaurante há meses fechado. Os
dois casos receberam "Erramos".
Segundo a Redação, o primeiro
derivou de uma pane no computador usado para compor a tabela, pane que, apesar de atualização feita pelo digitador e de checagem dessa atualização, gerou
a reprodução de resultados de
uma edição antiga.
Sobre o segundo, passou despercebido por um redator que
não era o "titular" do assunto.
Aceitáveis ou não, explicações
existem e merecem divulgação.
Mas é difícil acreditar que elas
possam restaurar, ao menos de
imediato, o laço de confiança
que foi rompido.
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Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato
de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade
por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor
-recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário
dos meios de comunicação.
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