São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Retratos

BRASÍLIA - A página A4 da Folha de ontem era o retrato fiel da crise na campanha de Geraldo Alckmin. No alto, José Serra em Curitiba posando para fotos ao lado do candidato tucano Beto Richa. Abaixo, o ex-marqueteiro alckmista disparando críticas contra os serristas aliados de Gilberto Kassab.
Nada mais emblemático. Aquele que deveria ser o principal aliado de Alckmin faz campanha pública no Paraná, não em São Paulo, e o ex-marqueteiro do candidato tucano acusa o grupo serrista de sabotagem e traição.
Aliados do governador dizem que ele vai, sim, entrar na campanha de Alckmin -sua presença estava prevista ontem num encontro de arrecadação de fundos para o tucano. Alckmistas desgostosos dizem que ele só decidiu dar as caras quando a canoa ameaça afundar.
Em outras palavras, Serra estaria apenas fazendo figuração, um pouco tardia, para evitar ser acusado de falta de empenho a favor do ex-governador paulista. Enquanto isso, a turma do PT só faz rir em Brasília e no comitê de Marta Suplicy.
A crise de hoje no tucanato paulista, avaliam petistas, apenas reforça aquilo que o presidente anda dizendo por aí: José Serra é o melhor candidato para sua ministra Dilma Rousseff derrotar em 2010.
A balbúrdia no ninho tucano tende, na visão governista, a dividir ainda mais o maior colégio eleitoral do país. Exatamente onde Serra deveria sair mais forte nas suas pretensões presidenciais.
Se Serra perde com a crise paulista, Lula acredita que Dilma só tem a faturar no Estado. Motivo: os novos números positivos de crescimento do PIB anunciados ontem, dado que conta, e muito, em São Paulo, onde o eleitor é sempre mais sensível à economia.
Bem, tudo isso é retrato do momento. Se pudesse ser congelado até 2010, de fato Dilma teria a vida facilitada. Só que novos fotogramas serão registrados até lá. E neles a ministra terá, antes, de mostrar ser boa de palanque.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Contentamento e barbárie
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Sergio Costa: Cabeça de papel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.