São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Aviação
Fiquei perplexa com a entrevista que a Folha publicou na edição de ontem, com Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Anac ("São Paulo não precisa de um terceiro aeroporto", Entrevista da 2ª). Ele diz que a Copa vai ser como um Natal, com alta ocupação nos aeroportos. Quem viaja de avião no final de ano sabe que é irreal afirmar que os aeroportos funcionam bem nessa época.
Terminais superlotados, atrasos e falta de atendimento adequado aos passageiros são constantes nas férias, sem falar dos casos de overbooking. A construção de um novo aeroporto é extremamente necessária na região metropolitana de São Paulo.
FÁTIMA MARTIN (São Paulo, SP)

Rock in Rio
Tem uma corrente que defende aquele discurso do "no meu tempo..." para criticar o Rock in Rio. Dizem que não é mais rock. Como escreveu muito bem Tony Bellotto nesta Folha ("A poesia concreta do Rock in Rio", "Tendências/ Debates", 23/9), Rock in Rio é uma marca.
De maneira simples, é o nome de um festival de música. Como todo bom festival, várias tribos se reúnem e se divertem. O festival conseguiu tal objetivo.
EVERALDO VILELA DOS SANTOS (Belo Horizonte, MG)

Medicina
Quero cumprimentar Drauzio Varella pelo excelente texto "Aos estudantes de medicina" (Ilustrada, 24/9). Ele escreve dirigindo-se aos alunos de medicina, mas suas observações servem para qualquer aluno da área da saúde. É difícil, no entanto, valorizar a relação entre as pessoas em um universo em que a fragmentação da assistência em especialidades reforça que cuidar da saúde é como cuidar de um objeto com defeito e, quanto mais tecnologia se utiliza, mais valorizadas as especialidades são, tanto no meio acadêmico quanto na mídia e em meio à população.
LAURA CHRISTINA MACEDO PIOSIADLO, professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PT)

Novo imposto
Eliane Cantanhêde usou importante conceito do sociólogo francês Émile Durkheim em "Anomia e lei da selva" (Opinião, 25/9). Só quero observar que anomia significa, além da ausência de regras, a dificuldade ou a incapacidade do indivíduo de internalizá-las. Embora relacionados, são dois cenários: no primeiro deles, não há regras. No segundo, as regras existem (até em excesso), mas o cidadão não pode utilizá-las. Se nossos alunos não entendem o que leem, como assimilar as normas legais?
PAULO CEZAR NAGLIO PALLADINI (Mococa, SP)

Colunistas
Discordo da leitora Aline Cardoso ("Painel do Leitor", ontem), que censura a posição da ombudsman por criticar o conteúdo das colunas de Marta Suplicy, Aécio Neves e Nizan Guanaes, que estariam usando esse espaço privilegiado em benefício próprio.
Os exemplos citados por Suzana Singer são inquestionáveis e as críticas, pertinentes. Não se pode confundir pluralidade de ideias com propaganda pessoal.
Obviamente, tais cronistas têm o que dizer e com o que contribuir para a diversidade de pontos de vista, esclarecendo o leitor/cidadão sobre questões importantes da política, do processo eleitoral, da propaganda etc.
Mas parece que é cada vez mais difícil assumir pontos de vista de real interesse público, principalmente quando se trata de pré ou pretensos candidatos seja a cargos eletivos, seja a contas publicitárias.
Wlogios, sim, à Folha por manter um espaço de crítica do próprio jornal.
MARIA HELENA RABELO CAMPOS (Nova Lima, MG)

Condomínio
Sobre o texto "STF proíbe exigir cobrança de morador em rua fechada" (Cotidiano, 23/9), informamos que o Residencial Parque dos Príncipes é um bairro planejado, com vias abertas, de acesso livre aos passantes.
O senhor Rubens Correia não é morador do Parque dos Príncipes há pelo menos dois anos, e o processo movido pela APRPP (Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes) contra ele, em nome de todos os proprietários do residencial, decorreu do "enriquecimento sem causa" do então dono de um imóvel no Parque dos Príncipes, pois as benfeitorias realizadas são revertidas a toda a comunidade sem distinção.
Também não existe nenhum morador que esteja perdendo seu imóvel ou que o tenha tido penhorado nas ações judiciais. Cada caso é avaliado individualmente e, rotineiramente, a associação negocia acordos de conciliação com os inadimplentes.
CLARICE PEREIRA, assessora de imprensa da Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes (São Paulo, SP)

RESPOSTA DOS JORNALISTAS ELIANE TRINDADE E REYNALDO TUROLLO JR. - A rua onde Rubens Correa morou é fechada por cancela e tem guarita. O advogado do ex-morador diz que ele foi obrigado a pagar o rateio. Leia a seção "Erramos".

Haddad
Li na nota "Cara nova" ("Painel", ontem) que o ministro da Educação teve que se identificar para uma militante em um evento para promover a candidatura dele a prefeito de SP. Como se vê, para chegar à prefeitura, há um longo caminho a percorrer. E, no ministério, muito a ser feito.
Como professora, penso que o ministro não deveria afastar-se de Brasília para atender um desejo de Lula. O PT de SP tem candidatos naturais e competitivos à prefeitura. E há graves problemas na educação por todo o país. Só um exemplo: a greve de professores estaduais em Minas, que já dura mais de cem dias.
GRAÇA SETTE (Belo Horizonte, MG)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Jonas Donizette e Flávio Dino: A razão de ser do Ministério do Turismo

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.