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Pedágios em São Paulo
AS TARIFAS de pedágio nas
rodovias estaduais de São
Paulo concedidas à iniciativa privada sofrerão reajustes de
até 20% na próxima terça-feira.
Em uma das praças do sistema
Anchieta-Imigrantes, o preço
aumentará para R$ 17. Isso é
bom ou ruim?
São muitas as críticas aos pedágios paulistas. Uma delas é o
uso do IGP-M como indexador
dos reajustes: nos últimos dez
anos, este termômetro acumulou uma variação de 166%, contra 93% do IPCA e 73% do IPC-Fipe. O governo deve mudar os
critérios de correção nos futuros
contratos, mas isso não impede
que os condutores continuem
pagando pelos erros do passado.
A agência paulista que regula
as concessões -a Artesp- também deixa muito a desejar. Há
pouco descobriu-se que os usuários de um trecho da SP-340 pagaram um valor indevido na tarifa de 1999 a 2007. A agência descobriu o erro, mas demorou anos
para corrigi-lo. Motoristas prejudicados não serão ressarcidos.
Contudo a principal restrição
ao sistema paulista consiste no
elevado valor médio pago por
quilômetro em relação às taxas
que serão cobradas nas rodovias
federais leiloadas no ano passado. Como se sabe, a União nada
cobra para conceder às empresas
vencedoras o direito de explorar
a rodovia, enquanto o Estado
exige um investimento inicial
elevado -que precisa ser repassado à tarifa paga pelo usuário. A
desvantagem do sistema paulista
é seu preço final; a sua vantagem
reside no fato de que ele carreia
ao Estado recursos para construir e reformar outras estradas.
A tarifa cobrada no modelo
paulista se torna aceitável se ela
permite uma melhoria geral do
sistema viário, objetivo que o
modelo federal, por si só, não é
capaz de atender. Os levantamentos da Confederação Nacional dos Transportes indicam que
as estradas paulistas são as melhores do país. O que ainda não
está claro é se, mesmo assim, o
preço médio cobrado aos motoristas não é excessivo.
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