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CARLOS HEITOR CONY
O mérito e o crédito
RIO DE JANEIRO - É difícil chegar a uma conclusão sobre a influência das
pesquisas no processo eleitoral. Há
opiniões conflitantes, mas todos concordam que é fato novo, benéfico ou
nocivo, mas realmente novo. Honestas ou manipuladas, elas adicionam
um "plus" na hora de o cidadão votar. E, antes da hora decisiva, elas
promovem um vendaval na campanha, ora prejudicando, ora ajudando
os candidatos.
Lembro duas eleições antigas em
que o eleitorado se dividiu entre os
pretendentes ao trono -sem a influência das intenções de voto antecipadas e, muitas vezes, provisórias.
Em 1946, se houvesse pesquisa, o
brigadeiro Eduardo Gomes derrotaria o general Eurico Dutra. Em 1955,
Juscelino e Juarez Távora dividiam o
eleitorado na base do meio a meio.
Quem votou num e noutro devia saber o que estava fazendo.
Pelo menos no aspecto financeiro
das campanhas, as pesquisas atrapalham ou ajudam. Os patrocinadores
desaparecem quando o candidato
desaba na pontuação, ninguém deseja gastar boa cera com mau defunto.
Não é nada, não é nada, mas, por
melhor ou pior que seja o pretendente, sua cotação na Bolsa é mais decisiva do que suas qualidades e defeitos.
Compara-se cada vez mais o jogo
eleitoral com o futebol. Suponhamos
que, numa determinada final de Copa do Mundo, de dez em dez minutos
a partida fosse interrompida por
uma pesquisa-relâmpago para saber
quem estava melhor em campo,
quem deveria vencer ou perder.
Até que ponto isso teria influência
no resultado final? Digamos que, no
segundo tempo, um time abrisse uma
diferença de 25 pontos sobre o outro.
Haveria clima para uma reação,
uma reviravolta no placar?
E o pior não seria isso. O jogo em si
perderia interesse e importância. As
torcidas se deslocariam, não incentivariam os jogadores, mas os próprios
torcedores, obrigando-os a votar assim ou assado. O mérito real perderia
para o crédito momentâneo.
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