São Paulo, terça-feira, 30 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Timor
"Meus melhores cumprimentos à Folha pela detalhada cobertura que deu à situação de conflito que se desenvolve na jovem nação de Timor Leste nos últimos dias. Apesar de pequeno, Timor é um país que luta como um gigante contra a pobreza e o subdesenvolvimento. Dar conhecimento público do atual cenário timorense é também contribuir para o fortalecimento da corrente de solidariedade internacional que tem ajudado o Timor nos últimos anos."
MARCÍLIO TOSCANO FRANCA FILHO , procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da Paraíba, ex-assessor jurídico da Missão da ONU em Timor Leste (São Paulo, SP)

Papa em Auschwitz
"Uma das mais eloqüentes e corajosas frases ditas nos últimos tempos foi a do papa Bento 16 ao questionar onde estava Deus no massacre dos judeus num dos momentos estarrecedores e sanguinário da história."
MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

 

"O papa mostrou a hipocrisia da Igreja Católica ao perguntar: "Onde estava Deus naqueles dias? Por que ficou em silêncio?". Por que os papas não fizeram essas perguntas quando os Estados Unidos arrasaram o Vietnã, o Afeganistão e o Iraque? Por que o papa Bento 16 não pergunta "onde está Deus" quando vê milhões de crianças no mundo todo, principalmente na África, morrerem de fome? Por que não pergunta "onde está Deus" quando o tráfico de drogas, promovido por grandes figurões do planeta, arrasa milhões de vidas?"
FRANCISCO AURÉLIO DE SOUZA GROSSI (São Paulo, SP)

Assistência rural
"Em referência à citação do editorial "Fronteiras confusas" (Opinião, 23/5) sobre a função das Emateres brasileiras na liberação de crédito do Pronaf ("Só que essas empresas, dos governos estaduais, pouco atuam'), trago algumas informações. Atingidas profundamente no governo Collor, realmente a maioria dessas Emateres entrou em crise. Porém esses serviços vivem um vigoroso processo de reestruturação na maioria dos Estados. Nos últimos três anos, foram contratados, por concurso, cerca de 4.000 extensionistas rurais. Foi recriado o Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural, instância coordenadora dessa que é uma das principais ferramentas para implantação de políticas públicas no meio rural. As 27 empresas brasileiras, com cerca de 5.000 escritórios, assistiram, em 2005, 2.841.885 agricultores familiares em todo o Brasil. A Asbraer, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, vem apoiando suas associadas em processos de planejamento e gestão."
JOSÉ SILVA SOARES , presidente da Associação das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural -Asbraer- e da Emater-MG (Belo Horizonte, MG)

Bingo
"Não foi correto o uso do termo "aliciar" no título da reportagem "Lobby do bingo tenta aliciar deputados" (Brasil, pág. A 11, 28/5). O verbo é pejorativo e não condiz com a verdadeira intenção do setor de casas de bingo no país. O que os representantes desse setor querem, de maneira legítima, é conquistar, no Congresso, uma base de apoio à regulamentação das casas de bingo no Brasil, por meio de argumentos técnicos e transparentes, como foi dito pelos entrevistados na reportagem."
OLAVO SALES DA SILVEIRA , presidente da Associação Brasileira dos Bingos (São Paulo, SP)

Álcool
"Acredito que nenhum país desenvolvido vá comprar o nosso álcool quando souber que ele é obtido causando de poluição e por meio de trabalho semi-escravo. Na época da colheita, por causa das queimadas, as crianças e os idosos sofrem com sérios problemas respiratórios, e a cidade gasta o triplo de água por causa da sujeira. Portanto não é uma boa notícia esse aumento das áreas plantadas."
MARCUS VINICIUS ANDREOTTI (Piracicaba, SP)

Brasil
"A mentira contada muitas vezes pode se tornar uma verdade. Assim pensava a cúpula do governo nazista. Nada muito diferente do que ocorre hoje no Brasil. Se levarmos em conta a propaganda do governo federal, o Brasil é um país fantástico, onde tudo se tem e onde tudo se faz, em todas as áreas. Muito diferente do que enxergamos com nossos próprios olhos no dia-a-dia."
JOHNSON FRANKLIM RAMOS PIMENTEL (Ribeirão Preto, SP)

Cotas
"Mais uma vez parabenizo a Folha pela imparcialidade. É importante ler o publicado ontem na pág. C1 sobre as cotas nas universidades. Enquanto na Unifesp quase metade dos cotistas zeram em ao menos uma das matérias e não preenchem nem as vagas a si reservadas, na UFBA as vagas dos cotistas são preenchidas e o desempenho é similar ao dos não-cotistas. São os dois lados: não deu certo aqui e deu certo acolá."
MAX HEBERT TEIXEIRA SILVA (Elói Mendes, MG)

Juros
"O artigo "Tombo" do dólar é teste global", de Martin Feldstein (Dinheiro, 29/5), mostra que o editorial "Turbulência e juros" (Opinião, 29/5) está correto quanto à sua solicitação de que o BC não tome uma decisão "equivocada" e interrompa a queda da taxa Selic. Feldstein ressalta que, com os ajustes na economia norte-americana, teremos queda nas suas importações, com conseqüente queda nas exportações mundiais. Assim, será necessário impulsionar a demanda interna."
ROBERTO SARAIVA (São Bernardo do Campo, SP)

CARTA REGISTRADA
"Legalizar as drogas? E o crime permitirá?"
NEY JOSÉ PEREIRA (São Paulo, SP)

 

"O corporativismo no Congresso, sob a batuta do PT, faz com que a desmoralização da classe política atinja seu ápice."
HUMBERTO SCHUWARTZ SOARES (Vila Velha, ES)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Jorge Carlos Machado Curi e Milton Steinman: Trauma: devastadora doença do séc. 21

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.