Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fotógrafo do governo Collor e do STF morre aos 74, no Rio

Ubirajara Dettmar sofria de doença no fígado; corpo será cremado

DE BRASÍLIA

Morreu ontem no Rio, aos 74 anos, o jornalista Ubirajara Dettmar, fotógrafo oficial da Presidência da República durante o governo de Fernando Collor de Mello (1990-92).

O fotógrafo, que gostava de assinar as imagens que produzia como U.Dettmar, foi convidado para trabalhar na Presidência após fazer uma foto de Collor para a capa da revista "Veja" durante a campanha eleitoral de 1989.

Além do cargo que ocupou na Presidência, Dettmar trabalhou como fotógrafo na Folha e em outros jornais.

Dentre as diversas coberturas que realizou em seus mais de 40 anos de carreira, destacam-se as de guerras em El Salvador e na Nicarágua.

O último trabalho de Dettmar foi como fotógrafo do STF (Supremo Tribunal Federal). Na corte, fazia os retratos oficiais de ministros.

Ele estava, há cerca de um ano, morando no Rio, após ter sido aposentado em razão de uma doença no fígado causada pelo excesso de ferro no sangue. Dettmar morreu no início da tarde de ontem, depois de uma sessão de hemodiálise. Ainda não foi definida a causa exata da morte.

O corpo do fotógrafo será cremado. Ele era casado, tinha três filhos -dois deles fotógrafos-, além de netos e um bisneto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.