Ribeirão Preto, Domingo, 07 de Fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Interiorização da droga" fez a violência crescer, diz especialista

DA FOLHA RIBEIRÃO

A trajetória de interiorização dos casos de homicídio, reforçada pelas estatísticas criminais de 2009, já vinha sendo detectada, segundo o pesquisador Guaracy Mingardi, especialista em segurança pública.
De acordo com ele, um dos possíveis motivos foi a também interiorização de outros problemas ligados à criminalidade, como o consumo de drogas, principalmente o crack.
Delegados de municípios menores ouvidos pela Folha reforçam que as drogas têm causado dificuldades mesmo em cidades onde essa realidade era mais distante. "O tráfico tem uma ramificação bárbara para outros crimes, é realmente a locomotiva [da violência]", disse o delegado Luís Carlos Silveira, de Orlândia.
Porém, essa tendência de interiorização, segundo Mingardi, não pode ser apontada como único motivo para o aumento dos homicídios. "Há causas múltiplas", diz o pesquisador.
Na quinta-feira, o governador José Serra (PSDB) atribuiu ao desemprego e à crise financeira internacional o aumento de homicídios. Mas, segundo Mingardi, a crise também não é o único fator da alta.
"Quando estava caindo o crime em geral, era a polícia que tinha essa virtude. Agora, quando a coisa fica ruim, não é mais a polícia, é a questão social? É aquilo que falam no futebol, que a vitória tem muitos pais e a derrota é órfã", disse.
O CPI-3 (Comando de Policiamento do Interior) da PM disse, em nota, que muitos dos assassinatos cometidos na região no ano passado foram de ordem passional. "E, para esse tipo de delito, o problema é social", afirma trecho da nota.
Já em relação ao aumento de veículos roubados ou furtados, a PM diz que desenvolve operações específicas. "Porém, lembramos que o furto e roubo de veículos não vão acabar enquanto existirem pessoas dispostas a comprarem produtos oriundos desse tipo de crime."


Texto Anterior: Criminalidade avança na região em 2009
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.