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Globo e SBT defendem seus "reality shows" para novos talentos
FREE-LANCE PARA A FOLHA
As respostas da Globo e do SBT aos calouros de Raul Gil veio de fora: a primeira lançou "Fama", formato da empresa
holandesa Endemol (a mesma de "Big
Brother"), e o SBT comprou "Popstars"
da Columbia.
Os diretores dos dois programas acreditam que a seriedade dos candidatos é a
grande diferença entre suas atrações recém-estreadas e os shows de calouros à
moda antiga. Além disso, os dois programas têm um ingrediente a mais: são
"reality shows" -palavra de ordem em
todas as emissoras atualmente.
"A diferença é que nossas candidatas
são pessoas que têm uma formação musical e que levam a carreira a sério", afirma Fernanda Telles, diretora de "Popstars", que não concorda com a comparação do programa com shows de calouros. ""Popstars" é um documentário; não
tem nada a ver", diz.
Telles nega que os critérios de seleção
dos jurados seja duvidoso, como algumas candidatas eliminadas acusaram.
"A avaliação é muito mais complexa e
completa do que elas pensam, e o tempo
é suficiente, mas é normal que elas se sintam assim", diz.
Em "Fama", a comparação com os jurados dos shows de calouros chega a incomodar os "avaliadores", que preferem
essa denominação. "Jamais vamos desrespeitar um dos participantes ou assumir personagens bonzinhos ou mauzinhos, como aqueles jurados de calouros
costumavam fazer", diz o produtor musical Guto Graça Mello.
O diretor de "Fama", Luiz Gleiser, faz
questão de enfatizar o que chama de evolução do formato: "Nosso objetivo é dar
não só espaço, como nos programas de
calouros, como preparo para que os novos talentos virem verdadeiras estrelas".
Embora não tenham nada disso, os calouros de Raul Gil têm pelo menos uma
vantagem sobre os calouros de "Fama"
ou de "Popstars": a liberdade de escolher
seus repertórios. Nos programas da TV
Globo e do SBT, os participantes são submetidos às escolhas das produções.
"A direção artística escolhe os repertórios e performances de forma que todos
possam brilhar", diz o diretor de "Fama", que utiliza uma lista de 150 hits de
todos os tempos como base para definir
o números musicais.
Em "Popstars" as meninas devem escolher no próprio dia do teste uma canção entre as cerca de dez que compõem a
lista de hits imposta pela produção.
(CARLA MENEGHINI)
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