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AUDIÊNCIA
Datanexus, primeiro concorrente do Ibope, será lançado quarta-feira
No ar, a dança dos números
DA REPORTAGEM LOCAL
A PARTIR da próxima quarta-feira,
o Ibope deixa de ser o único monitorador de audiência da TV brasileira. O
Instituto Datanexus, criado a partir de
tecnologia desenvolvida pelo SBT, inicia
a medição de telespectadores numa
amostragem de 250 domicílios da Grande São Paulo.
Segundo o cientista político Carlos Novaes, presidente do Datanexus, a informação on-line definitiva dos números é
exclusiva. "O Ibope demora para reunir
dados e fazer os cálculos de porcentagem, nós não teremos esse problema",
diz, referindo-se a eventuais distorções
nos dados instantâneos aferidos pelo
concorrente corrigidas em relatórios
com dados consolidados divulgados no
dia seguinte à exibição dos programas.
"Com a nossa tecnologia, a conversão é
feita de modo simples, é uma divisão."
A tecnologia do Datanexus, resultado
de um investimento de R$ 4 milhões, segundo o instituto, é diferente.
Seu aparelho, batizado como "Medidor Datanexus", possui um controle remoto com oito botões de identificação,
um para cada telespectador, e teclas de
avaliação qualitativa dos programas (de
péssimo a ótimo), que não serão divulgadas na amostra de audiência.
Quando o espectador se identifica ou
muda o canal, um telefone celular instalado no aparelho envia o sinal à central
do instituto, que reúne os dados, faz os
cálculos dos percentuais de audiência e
de público e os envia aos clientes, já consolidados, em tempo real.
O "Peoplemeter", do Ibope, envia os
dados por rádiofrequência à central,
através de antenas posicionadas na
Grande SP. Mas os clientes só recebem os
dados consolidados após 24 horas.
Para Novaes, a mais significativa vantagem da nova medição é o critério de seleção dos domicílios. "O Ibope fez 20 mil
entrevistas em todo o Brasil [para selecionar os 750 domicílios de sua medição
instantânea]. Nós fizemos 10 mil só na
Grande São Paulo, com base no Censo de
2000 do IBGE, dados mais recentes", diz.
Na busca por clientes, o Datanexus oferecerá serviços gratuitos, para "degustação", e preços menores. "É uma tendência típica do fim do monopólio, que incentivava a negligência no atendimento
e os preços altos", diz o cientista.
O presidente do Datanexus diz que a
medição estará aberta a auditorias e
acredita em um mercado mais "transparente". "As pessoas poderão acompanhar os dados da metodologia, pouco divulgados".
(RODRIGO RAINHO)
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