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Ibope diz que nunca houve monopólio no setor
DA REPORTAGEM LOCAL
O Ibope Mídia refuta as acusações de monopólio feitas pelo seu novo concorrente, o Datanexus.
"No que se refere à medição de audiência de
TV, o Ibope é o único fornecedor, mas isso
não caracteriza monopólio, já que não existiu
qualquer impedimento para a entrada de
concorrentes", diz o diretor-executivo do instituto, Flávio Ferrari.
Segundo o Ibope, existem "uma série de
controles e tratamentos a que os dados precisam ser submetidos, que não podem ser feitos
em tempo real".
"Embora as diferenças numéricas entre os
relatórios on-line e do dia seguinte sejam pequenas, a experiência mostra que esse cuidado é indispensável", diz Ferrari.
O instituto informa que os dados chegam
aos clientes "em menos de um minuto", após
passar por processo de controle de qualidade,
que inclui a ponderação e a checagem.
Ferrari não concorda com a afirmação de
que o início da concorrência dará mais transparência e eficiência aos serviços. "Não dependemos de um eventual concorrente local
para estarmos motivados em busca de soluções de melhor qualidade ou preço", diz o diretor-executivo.
"A transparência não é determinada pela
existência da concorrência. Os institutos têm
a obrigação de comunicar as questões metodológicas, tecnológicas e processuais dos serviços e esclarecer dúvidas."
Sobre as entrevistas para a seleção dos 750
domicílios na Grande São Paulo, o Ibope rebate. "O instituto faz o "Levantamento Sócioeconômico" [LE], de três em três anos, para
atualizar as informações censitárias", diz Ferrari. "O último foi feito em 2000 e um novo está em curso."
(RR)
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