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VW Saveiro muda pouco, mas recebe novos itens de série
Alinhada visualmente ao hatch Gol e ao sedã Voyage, picape compacta está mais equipada na linha 2014; preços foram reajustados
A renovação visual fez bem à VW Saveiro. A frente está parecida com a do Gol, mas não idêntica. A principal diferença é vista nos para-choques, mais robustos.
Em um teste que incluiu trechos rodoviários e também de terra, foi possível dirigir a opção com cabine estendida e pacote Trend.
Há novos faróis de parábola dupla com moldura escurecida e grade do radiador pintada em preto brilhante, com friso cromado.
Retrovisores, maçanetas e frisos laterais são da cor do carro. As rodas de 14 polegadas têm novas calotas, acompanhadas por racks de teto e um novo logotipo traseiro de identificação.
Internamente, tudo continua ergonômico e acessível, com bom acabamento. O preço, porém, aumentou.
A versão Trend cabine simples ficou R$ 100 mais cara, indo a R$ 33.490. A opção com cabine estendida ficou R$ 800 mais cara e agora parte de R$ 36.610. A Cross, topo de linha, foi a R$ 48.990, uma alta de R$ 1.230.
O reajuste é explicado pela adição de equipamentos de série: acionamento elétrico das travas e dos vidros, abertura da tampa traseira com amortecimento e conta-giros.
Ar-condicionado, air-bag duplo e freios ABS são opcionais. A direção hidráulica faz parte do pacote Trend.
Embora o motor seja o conhecido 1.6 flex (104 cv), ele recebeu nova central de injeção. Segundo o gerente de engenharia da Volkswagen, José Loureiro, o novo sistema "garante maior velocidade de processamento".
Na prática, a Saveiro apresenta bom conjunto mecânico: agrada pelas saídas e retomadas ágeis, além do bom entrosamento do motor com o câmbio manual.
A suspensão tem comportamento elogiável em pisos ruins. No asfalto, a picape mantém a pegada firme do Gol. Porém, só o tempo dirá se essas melhorias farão o utilitário VW alcançar a Fiat Strada em vendas.