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New Fiesta 'abre a boca' e quer falar alto no mercado
Agora feito no Brasil, hatch ganha grade maior e novo motor na linha 2014
Desde que começou a chegar do México, há três anos, o New Fiesta atraiu pelas linhas agressivas e a boa dirigibilidade. Mas, por causa do preço elevado, as vendas não forma muito expressivas.
Quando estreou ao mercado brasileiro na versão sedã, o modelo partia de R$ 50 mil e chegava a R$ 54 mil na versão topo da linha. Na sequência, veio o agressivo hatch --que também não mudou o enredo.
Agora a história tem um recomeço promissor. A linha 2014, que passou a ser produzida em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), começará a ser vendida em maio.
Além da nova grade frontal, que vai identificar o modelo brasileiro, o New Fiesta 2014 recebeu aerofólio traseiro maior, novas lanternas e para-choques redesenhados.
O preço foi realinhado: o hatch partirá de R$ 38.990 na versão S. Equipado com novo motor flex --o novo Sigma 1.5 16V (111 cv)--, traz vidros traseiros acionados por manivela e calotas. Para compensar, vem de série com bluetooth e entrada USB, duplo airbag, freios ABS, ar-condicionado e direção elétrica. Segundo a Ford, esse preço representa mais de R$ 6 mil de redução em relação ao do modelo 2013 (SE 1.6).
SEM TANQUINHO
O motor menor foi desenvolvido na China. Tanto ele como o Sigma 1.6 --único usado até então no New Fiesta-- terão o Easy Start, sistema de partida a frio sem tanque auxiliar. Abaixo de 20°C e ao usar etanol, o dispositivo aciona velas especiais, que aquecem o combustível logo que o motorista abre a porta.
Outra novidade que diferencia o motor 1.6 é a adoção de comandos com variação de abertura das válvulas de admissão e de escape. Houve ganhos em elasticidade e em potência máxima, que passou de 115 cv para 130 cv.
As duas opções de motorização estão disponíveis no intermediário SE (R$ 42.490). A versão incorpora, além dos itens da versão S, faróis de neblina e rodas de alumínio (15 polegadas).
Por mais R$ 3 mil (R$ 45.490), o Fiesta SE vem com motor 1.6, ar-condicionado digital, novo sistema multimídia Sync e assistentes de estabilidade e de partida em rampas. Quem quiser o câmbio automatizado Powershift, de dupla embreagem, terá de pagar R$ 48.990.
A Folha dirigiu a versão top Titanium 1.6 Powershift (R$ 54.990), equipado com bancos de couro, rodas aro 16 e sete airbags
O compacto mostrou-se ágil em qualquer situação. Em especial no modo esportivo, no qual as seis marchas têm trocas mais rápidas e aproveitam bem o fôlego renovado do 1.6 16V. Destaque para as respostas ágeis da direção e o bom acerto de suspensão.
O espaço traseiro é bom para a cabeça, mas os mais altos podem esbarrar os joelhos nos bancos dianteiros.
Para dar mais argumentos de venda, a Ford fechou com a seguradora Mapfre um valor fixo de R$ 1.855 (versão S), independentemente do perfil.
A montadora desconversa sobre o sedã, mas ele deve chegar no início do segundo semestre, vindo do México.