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Menos 'nervoso', Focus ganha cara de mau
Recalibrado, sistema de direção elétrica deixou o volante ainda mais leve; vendas do modelo começam em outubro
Próximo mês terá também, no mesmo segmento, o lançamento da nova geração do VW Golf
Se o modelo anterior escondia sob uma carroceria insossa um sedã de dirigibilidade que cativava até motoristas de carros mais esportivos, o atual igualmente peca, mas de forma contrária.
A carroceria ganhou vincos e "cara de mau", trazendo a pitada arrojo que faltava ao bom chassi. Mas a adoção de uma levíssima direção elétrica, somada às mexidas na suspensão e nos bancos (para elevar o nível de conforto a bordo) acabaram deixando o novo Focus "anestesiado" ao volante. Perfeito para quem procura algo entre um Corolla e um Civic.
Já a versão hatch sofrerá com o assédio dos utilitários esportivos e dos compactos premium, que viraram moda no asfalto.
Todos competem na mesma faixa de preço (inicial entre R$ 50 mil e R$ 75mil).
Nos últimos cinco anos, a participação do segmento caiu de 4,2% para 2,6%.
Segundo especialistas ouvidos, a carência de novidades nesse nicho colaborou para a decadência.
O problema pode estar com os dias contados. Além do Ford Focus, chega às lojas em outubro mais um lançamento: a nova geração do Volkswagen Golf.
A apresentação do Focus ocorreu na última sexta-feira, na Argentina, onde o veículo já está sendo fabricado. A versão de entrada do carro partirá de R$ 60.990, quase 20% mais que o preço cobrado pelos concessionários para desovar o estoque do modelo antigo também equipado com o motor Sigma 1.6.
Contudo, o atual traz sistema flex sem tanquinho e comando variável de válvulas, que garantiu 19 cv a mais de potência (135 cv).
Mas parece que o preço do Focus está balizado com a do Golf 1.4 turbo alemão (a partir de R$ 67.990) e do novo Hyundai i30 1.6 (R$ 68,9 mil), não com o de conterrâneos, como o Citroën C4 1.6 flex (R$ 48.990) e o Peugeot 308 1.6 flex (R$ 52.990).
"Torcemos pelo sucesso do Volkswagen, pois a chegada de um novo carro costuma estimular a venda de outros. Assim foi com os compactos Hyundai HB20 e Chevrolet Onix", exemplificou Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford.