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Evoque vence duelo dos jipinhos premium Além da aptidão off-road, caçula da Land Rover acelera como o Audi Q3 e oferece o bom espaço do Volvo XC60 Modelo inglês, porém, é o mais caro da turma: parte de R$ 175 mil; rivais custam, em média, 20% menos TESTE FOLHA-MAUÁ FELIPE NÓBREGADE SÃO PAULO Porta de entrada para o universo dos jipes premium, Audi Q3, Volvo XC60 e Range Rover Evoque prometem mais versatilidade e status que sedãs médio de luxo na mesma faixa de preço -R$ 150 mil. Outra vantagem é o porte. Com dimensões comedidas, esses utilitários são fáceis de usar no dia a dia. Os modelos avaliados têm características bem diferentes. O Evoque, por exemplo, não foi feito para quem busca discrição no trânsito. O SUV inglês de linhas musculosas e provocantes chama a atenção por onde passa. O menor dos Range Rover tem linha de cintura ascendente delimitada pela pequena área envidraçada. Essa solução privilegia a estética, mas não é funcional, pois prejudica a visão traseira. Só não é pior porque há câmera de ré e sensores que auxiliam nas manobras. Equipamentos de conforto não faltam ao Evoque, o mais caro do teste comparativo (a partir de R$ 175 mil). Para justificar o preço, a Land Rover não economizou em recursos off-road. Entre os carros testados, o Evoque é o único capaz de encarar trechos mais difíceis. Dá pena de ver o utilitário moderninho no meio da lama, mas ele se sai bem. Em desempenho, só perde (e por pouco) para o recém-lançado Audi Q3, jipinho de tração integral que usa a plataforma do hatch A3. Mesmo tendo "apenas" 170 cv na versão de entrada (a dos rivais têm 240 cv), o Audi acelera mais e consome menos gasolina, revela o teste Folha-Mauá. Agradável de guiar, o Q3 traz diversos controles eletrônicos que corrigem excessos do motorista nas curvas -o ponto fraco de todo utilitário esportivo. CUSTO-BENEFÍCIO O q3 Lembra Um Hatch médio não só pela dirigibilidade e aparência. Sofre também da falta de espaço na parte traseira. O passageiro do meio, por exemplo, precisa conviver com a corcova no centro do assoalho, necessária para acomodar o diferencial. O item opcional mais interessante do carro é a central multimídia com GPS. O preço é elevado: R$ 10 mil. Quem procura um jipinho de prestígio similar e mais acessível vai encontrar no Volvo XC60 uma boa relação custo-benefício. É a opção mais indicada para as famílias, pois há espaço de sobra para cinco ocupantes e bagagens. Por R$ 134,9 mil, o Volvo oferece nível de conforto e segurança similar ao dos concorrentes (bancos de couro, airbags frontais e laterais e controle de velocidade de cruzeiro, entre outros itens). A versão testada, T5 R-Design, traz rodas de 20 polegadas, faróis de xenônio e forrações exclusivas. Custa R$ 172,9 mil. Todos os XC60 trazem o sistema City Safety, que freia o carro sozinho e evita batidas a até 30km/h. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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