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Manutenção dispendiosa nas concessionárias leva 70% dos motoristas a oficinas particulares na segunda revisão
Os olhos da cara
Tuca Vieira/Folha Imagem
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Anderson Oliveira pagou R$ 1.125 pela segunda revisão de seu Classe A na autorizada De Nigris |
JOSÉ AUGUSTO AMORIM E
ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Antes de comprar um carro, é
comum comparar preços e nível
de equipamentos de série. Mas
poucos se lembram das revisões
periódicas, que podem custar
até R$ 1.400. E é o alto preço cobrado pelas concessionárias que
leva muitos motoristas às oficinas independentes.
Segundo o Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de
Veículos e Acessórios do Estado
de São Paulo) e a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores),
90% dos compradores de carro
zero-quilômetro fazem a primeira manutenção em uma autorizada. Na segunda, a porcentagem cai para 30%; na terceira,
só 10% vão a uma revenda.
"A mão-de-obra na rede de
concessionárias custa, em média, R$ 70 por hora. No setor independente, cai para R$ 40",
exemplifica Geraldo Santo Mauro, presidente do Sindirepa. Em
sua opinião, o proprietário só
volta à revenda para não perder
a garantia.
A Fenabrave reconhece que dificilmente os motoristas retornam a uma autorizada depois
que acaba a garantia de fábrica.
"As peças fornecidas pelas montadoras são muito mais caras
que as encontradas no mercado", afirma Hugo Maia, presidente da entidade.
Pesquisa
Além disso, há gastos estruturais nas revendas, como consultor técnico, piloto de prova, recepcionista e telefonista. Em oficinas, o próprio mecânico é responsável por várias etapas do
processo.
Cientes disso, as autorizadas
estão implantando espaços para
agilizar o atendimento. "No box
expresso, a checagem dura entre
30 minutos e duas horas. O
cliente espera e já leva o carro",
conta Sergio Antonio Reze, presidente da Assobrav (associação
dos revendedores Volkswagen).
Como sabem que o consumidor acha caro, as revendas oferecem uma "minirrevisão". No caso do Volkswagen Gol, pode
passar de R$ 800 -se for feito o
indicado no manual- para R$
450. Para o Mercedes-Benz A
160, a diferença pode chegar a R$
800: R$ 1.400 contra R$ 600, se o
motorista não conferir os freios.
Também é preciso pesquisar.
A revisão de 10 mil quilômetros
do Honda Civic pode ser feita
gratuitamente na revenda SP Japan, mas a Daitan cobra R$ 78.
Outra iniciativa é o projeto Peça Genérica, da Fenabrave, que
prevê a compra de peças diretamente dos fornecedores. Assim,
mais de 4.200 revendas podem
oferecer preços mais competitivos e atrair donos de carros com
mais de três anos.
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