|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PERUAS
Agora com câmbio automático e propulsor V6, modelo da Alfa Romeo fica mais lento, mas melhora as retomadas
Com 37 cv a mais, Sportwagon anda menos
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Dois cilindros a mais, agora dispostos em "V", 37 cavalos extras e uma
grande surpresa: a perua Alfa Romeo
Sportwagon ficou mais lenta.
Agora equipada com motor V6
(seis cilindros em "V") de 190 cv
(cavalos), acelera de 0 a 100 km/h
em 10,1 segundos. Com propulsor
de quatro cilindros em linha e
153 cv, atingia a marca em 9,69s.
Nas retomadas, porém, dá o
troco. Antes ia de 40 a 80 km/h em
7,68s, enquanto o tempo da V6 é
de 4,66s. Para passar dos 60 para
os 100 km/h, economiza 4,47s
-6,00s contra 10,47s.
É bom deixar claro que a antiga
versão era equipada com câmbio
manual e, atualmente, é importada da Itália com transmissão automática Q-System, de quatro velocidades. Ela permite que as
marchas sejam trocadas manualmente, formando um "H".
Outra vantagem do V6 é quanto
a ruídos. A 100 km/h, gera 68 dBA,
ante os 72 dBA do quatro cilindros. Mas estar mais silencioso
não significa que o ruído característico da marca desapareceu.
Desde junho no Brasil, a nova
Sportwagon também ficou mais
segura. Precisa de três metros a
menos para parar quando está a
120 km/h (77 m contra 80 m). A
40 km/h ambas percorrem 12 m.
O modelo é equipado com o sistema VDC, que controla o comportamento da Sportwagon em
movimento. Ele monitora os
freios e o controle de tração, entre
outros, ajudando a corrigir falhas
ou excessos do motorista.
Visual
Para o consumidor que se preocupa um pouquinho com seu bolso, a boa notícia é em relação ao
consumo urbano. Ele ficou praticamente igual. Se antes era de
7,90 km/l, agora é de 7,20 km/l.
No dia-a-dia, ainda atrapalha a
baixa altura do carro. É bastante
comum raspar o assoalho em valetas e lombadas. A suspensão
também é mais firme.
A principal novidade da família
156 -as mudanças também chegaram ao sedã- é mesmo o motor 2.5 24V. Por dentro, o carro foi
remodelado, ganhando novo revestimento. É claro que os mostradores continuam voltados para
o motorista, e a posição de dirigir
é mais baixa.
A Sportwagon custa US$ 49.211
(cerca de R$ 154 mil), mas traz
boa lista de equipamentos de série: freios ABS (antitravamento)
com EBD (distribuição da força
de frenagem), duplo airbag (bolsa
de ar que infla em batidas), ar-condicionado com controle individual de temperatura e bancos
de couro. A nova versão também
ganhou computador de bordo.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Texto Anterior: Salões: Paris e São Paulo vivem descompasso Próximo Texto: Ficha técnica: Alfa Romeo Sportwagon Índice
|