|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
SALÕES
Evento europeu trará novidades que não vão cruzar o Atlântico tão cedo
Paris e São Paulo vivem descompasso
LUÍS PEREZ
EM PARIS
Informações sobre os novos modelos que deverão ser apresentados ao público no Salão de Paris (entre 28 de setembro e 13 de outubro) já começam a vazar. Entre
as novidades, há a reestilização da
multivan Citroën Berlingo, as versões perua do Fiat Stilo e do novo
Vectra (da General Motors), os
novos Honda Accord, Nissan Micra e Seat Cordoba, além do Jaguar J-Type.
Só por esses carros é possível
notar que, com raras exceções, o
Salão de São Paulo (marcado para
outubro) nunca foi tão desentrosado com a Europa, onde já circulam o Ford Fusion (que a empresa
diz não vir ao Brasil), o novo Renault Mégane e a versão reestilizada do Clio. Estes dois modelos são
ausência confirmada na exposição paulistana.
Como exemplo positivo para os
brasileiros, há a minivan Chevrolet Meriva, já lançada no Brasil,
que viu nascer a idéia de fazer um
modelo desse gênero derivado do
novo Corsa. As revistas especializadas européias abordam a novidade, mas nem todas citam o fato
de o Brasil ter o carro antes.
Outro lançamento de peso no
Brasil é o Fiat Stilo, fabricado em
Betim (MG). O carro foi lançado
há menos de um ano no Salão de
Frankfurt, com badalação a ponto
de ter a presença do (agora) pentacampeão mundial de Fórmula 1
Michael Schumacher.
Por outro lado, a GM do Brasil
nem de longe deve citar que já
existe um novo Vectra (o brasileiro já passa dos seis anos), quanto
mais uma versão perua.
Luxo e esportividade
Mas as novidades na Europa
não terminam no salão parisiense. Ainda no primeiro semestre de
2003, um novo Audi A3 deve sair
da fábrica sediada em Ingolstadt
(Alemanha), a BMW terá sua Série 6, e a Mercedes-Benz, uma nova perua da Classe E.
Em São Paulo, o salão será bom
pelo menos para ver alguns luxuosos e/ou esportivos que existem na Europa. Importadora oficial da Ferrari no Brasil, a Via Europa afirma que não há ainda
confirmação sobre a vinda da Ferrari Enzo (topo de linha da marca,
com motor 6.0 de 660 cavalos).
Confirmada está a presença do
utilitário esportivo Porsche Cayenne, concorrente do BMW X5,
do Mercedes-Benz Classe M e do
Jeep Grand Cherokee, terreno em
que debuta também o Volvo XC
90 (que também deverá estar em
São Paulo).
Na Europa, suas vendas começam no final deste ano, com preços entre 60 mil e 105 mil.
Também estará no Anhembi o sedã de luxo Renault Vel Satis, mas
sem previsão de vendas. Já o Laguna, também da marca francesa,
será lançado no Salão de São Paulo e, em seguida, comercializado.
Texto Anterior: Donos se dividem entre queixa e louvor Próximo Texto: Peruas: Com 37 cv a mais, Sportwagon anda menos Índice
|