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Nissan Frontier faz as vezes de
um importado, mas pula demais
DO ENVIADO ESPECIAL A
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
Seu desenho inspirado em uma
luva de boxe e o visual robusto
imponente, aliados ao emblema
Nissan, proporcionam a quem vê
a picape Frontier a impressão de
que se trata de um importado.
Aos curiosos que cercam esse
veículo comercializado desde junho resta explicar: 1) que se trata
de um modelo fabricado em São
José dos Pinhais (PR), portanto,
brasileiro; 2) que uma de suas
vantagens é o desempenho em relação à concorrência, leia-se Chevrolet S10 e Ford Ranger; 3) que
uma desvantagem é que ela pula
demais, e as alavancas de câmbio
e de trações são um tanto inconstantes, movendo-se ao rodar.
Na pista de testes, venceu as rivais ao acelerar até 100 km/h em
13,08 segundos, melhor até que o
divulgado pela fábrica (13,9s). A
Ranger ficou em segundo
(13,24s), e a S10, em terceiro
(13,33s). Os números foram aferidos para a Folha pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).
Torque
Todas são equipadas com motor 2.8 turbodiesel -no caso da
Frontier, de 132 cv (cavalos) de
potência e torque (força) de 34,7
kgfm alcançados logo que o conta-giros chega às ainda baixas
1.800 rpm (rotações por minuto).
A vantagem da aceleração se repete na retomada. Quando é preciso passar de 40 a 120 km/h, a picape média da Nissan o faz em
21,8s, contra 22,31s da S10 e 22,44s
da Ranger. Também é a melhor
em frenagem. Caso tenha de parar emergencialmente a partir de
80 km/h, a Frontier percorre só
36,6 metros -a S10 ainda "anda"
45,5 m, e a Ranger, 51,2 m.
Como diferencial, a Frontier
oferece interior bem-acabado, incluindo detalhes em prata. É também a única do segmento a dispor
de fechadura na caçamba.
Topo de linha, a versão testada
(SE 4x4) vem com faróis de neblina, desembaçador traseiro, pára-choque dianteiro, grade e retrovisores na cor da carroceria.
Dentro, há luz de leitura, relógio
digital, acabamento em tecido nas
portas, quatro porta-copos, volante com revestimento de couro,
vidros, travas e retrovisores elétricos, toca-CDs, alarme, ar-condicionado e airbag para motorista e
passageiro.
(LUÍS PEREZ)
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