São Paulo, domingo, 01 de dezembro de 2002

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Nissan Frontier faz as vezes de um importado, mas pula demais

DO ENVIADO ESPECIAL A
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)

Seu desenho inspirado em uma luva de boxe e o visual robusto imponente, aliados ao emblema Nissan, proporcionam a quem vê a picape Frontier a impressão de que se trata de um importado.
Aos curiosos que cercam esse veículo comercializado desde junho resta explicar: 1) que se trata de um modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR), portanto, brasileiro; 2) que uma de suas vantagens é o desempenho em relação à concorrência, leia-se Chevrolet S10 e Ford Ranger; 3) que uma desvantagem é que ela pula demais, e as alavancas de câmbio e de trações são um tanto inconstantes, movendo-se ao rodar.
Na pista de testes, venceu as rivais ao acelerar até 100 km/h em 13,08 segundos, melhor até que o divulgado pela fábrica (13,9s). A Ranger ficou em segundo (13,24s), e a S10, em terceiro (13,33s). Os números foram aferidos para a Folha pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

Torque
Todas são equipadas com motor 2.8 turbodiesel -no caso da Frontier, de 132 cv (cavalos) de potência e torque (força) de 34,7 kgfm alcançados logo que o conta-giros chega às ainda baixas 1.800 rpm (rotações por minuto).
A vantagem da aceleração se repete na retomada. Quando é preciso passar de 40 a 120 km/h, a picape média da Nissan o faz em 21,8s, contra 22,31s da S10 e 22,44s da Ranger. Também é a melhor em frenagem. Caso tenha de parar emergencialmente a partir de 80 km/h, a Frontier percorre só 36,6 metros -a S10 ainda "anda" 45,5 m, e a Ranger, 51,2 m.
Como diferencial, a Frontier oferece interior bem-acabado, incluindo detalhes em prata. É também a única do segmento a dispor de fechadura na caçamba.
Topo de linha, a versão testada (SE 4x4) vem com faróis de neblina, desembaçador traseiro, pára-choque dianteiro, grade e retrovisores na cor da carroceria.
Dentro, há luz de leitura, relógio digital, acabamento em tecido nas portas, quatro porta-copos, volante com revestimento de couro, vidros, travas e retrovisores elétricos, toca-CDs, alarme, ar-condicionado e airbag para motorista e passageiro. (LUÍS PEREZ)


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