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SEDÃ
Com suspensão que agora é ativa e motor turbinado, modelo topo de linha da Volvo anda mais que concorrentes alemães
Discrição do S80 esconde alma de esportivo
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Eles são conhecidos por serem seguros e discretos.
Mas desde 2003 a
Volvo tem apimentado seus modelos
para o fator emocional ajudar nas
vendas. Primeiro foi a linha esportiva R. Agora, ela empresta ao
S80 o sistema Four-C.
O objetivo é fornecer o máximo
conforto -bastante condizente
com o carro, topo de linha da sueca e que custa R$ 274.560. Four-C,
de fato, representa quatro "Cs":
Conceito de Chassi Continuamente Controlado. O amortecimento é ajustado sempre, dependendo do asfalto. É impossível
sentir alguma coisa, já que a mudança de suave para rígido acontece em 1/25 de segundo.
Computadores medem velocidade, aceleração lateral, movimento da suspensão e das rodas,
posição do volante, torque instantâneo e grau de frenagem. Mas
quem quiser se sentir comandando a tecnologia pode apertar um
botão no painel para o conforto se
transformar em esportividade.
Para acompanhar a mudança
invisível, a Volvo promoveu um
pequeno "face-lift". Na verdade, a
preocupação é retomar as vendas,
que decepcionaram nos últimos
dois anos. A grade do radiador ficou quadriculada, e os faróis de
neblina -mais eficientes- são
ligados por uma barra cromada.
A tampa do porta-malas passa a
ser uma peça única. As lanternas
ficaram menores. Na lateral, novos retrovisores, projetados para
diminuir o acúmulo de pó nas janelas e melhorar a aerodinâmica.
Rapidez
Mas os retrovisores são apenas
um capricho dos engenheiros
nórdicos. O desempenho é garantido mesmo pelo motor do S80. A
Volvo usa um 2.8 com duas turbinas. São 272 cv (cavalos) de potência, e o torque (força) chega a
38,7 kgfm a apenas 2.000 giros.
Segundo os números levantados pela Folha em parceria com o
IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), o sedã vai de 0 a 100 km/h em
7,31s -ficou mais rápido que a
versão antiga, que levava 7,89s. Os
mostradores analógicos, parecidos com os da linha R, marcam
200 km/h depois de 27,52s.
Se não bastasse melhorar a própria marca, a Volvo bateu a concorrência. O S80 é mais rápido
que Audi A6 (8,45s), BMW 530i
(8,58s) e Mercedes-Benz E 320
(8,77s). Prepare-se para ter o corpo jogado contra bancos revestidos com materiais sem substâncias nocivas à saúde.
O S80 tem fôlego de maratonista também nas retomadas. De 80 a
120 km/h, foram 5,89s. É quase
três vezes mais ágil que um Fiat
Palio 1.0, com seus 19,18s.
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