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Seminário traz carro experimental e ônibus comercial brasileiros movidos a eletricidade
Trio elétrico
DA REDAÇÃO
O Brasil acaba de produzir seu
primeiro protótipo de carro híbrido elétrico e já está planejando fazer um substituto, que vai usar álcool e água para produzir hidrogênio e energia elétrica.
Concluído na semana passada,
o Vega II foi apresentado na terça-feira no 2º Seminário sobre Veículo Elétrico Híbrido, onde também tiveram destaque um ônibus
movido a diesel e eletricidade e
um carro Chevrolet adaptado para esse tipo de energia e que roda
há dez anos por São Paulo.
O Vega II foi desenvolvido pelo
Centro Nacional de Referência
em Energia do Hidrogênio (Ceneh), pelo Laboratório de Hidrogênio e pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético
(Nipe), estes últimos da Unicamp
(Universidade Estadual de Campinas). É um carro que usa hidrogênio e energia elétrica.
O hidrogênio fica em dois cilindros. A energia química do gás é
transformada em eletricidade.
As 20 baterias nunca precisam
ser recarregadas na tomada. Só os
tanques de hidrogênio é que são
trocados quando se esvaziam. A
autonomia é de 80 km, e a velocidade máxima chega a 60 km/h.
O custo de R$ 400 mil do projeto, iniciado em 2000, foi pago pelo
Ministério de Minas e Energia.
Antonio José Marin Neto, pesquisador do Ceneh, diz que um
outro protótipo a ser construído,
o Vega III, deve substituir o tanque de hidrogênio por um equipamento que mistura álcool combustível e água para produzir hidrogênio. Assim, não é preciso
abastecer cilindros com o gás nobre. É só pôr álcool no tanque.
Ônibus e carro
O ônibus elétrico exibido é produzido pela empresa Eletra e já é
vendido comercialmente (há 31
em circulação na região metropolitana de São Paulo).
O engenheiro Felicio Sadalla levou ao seminário seu Chevrolet
Geo, do Canadá, originalmente
movido a gasolina, mas ao qual
foi adaptado um kit elétrico. A autonomia chega a 80 km, e a velocidade atinge 100 km/h. A recarga
das 12 baterias, que ocupam o
porta-malas e parte da cabine, demora oito horas.
(APF)
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