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Sentra esportivo vai além de "tuning"
Nissan nega importar versão, que já circula no Paraná; motor 2.5 tem mais torque que 2.0 da Honda
FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A CASCAIS
Um misterioso Nissan Sentra vermelho circula pelos arredores de Curitiba. Quem o vê
passar com a placa de São José
dos Pinhais (PR), onde fica a fábrica da Nissan, pode até pensar que se trata de uma versão
"tunada" por entusiastas.
É um pouco mais do que isso.
A sigla SE-R Spec V na tampa
traseira explica o porquê de
tanto floreio -há pára-choques
esportivos, saias laterais, aerofólio traseiro e rodas diamantadas de 17 polegadas.
Esse é o Sentra que enfrenta
o Honda Civic Si no mercado
americano. E, em breve, fará isso aqui no Brasil também.
A Nissan nega a sua importação, mas confirma que o carro
está mesmo no Paraná a serviço do presidente da filial brasileira, Thomas Besson. O sedã
também tem outra função: testar a receptividade do brasileiro a um novo Sentra.
O sobrenome Spec V fala de
um motor 2.5 16V de 203 cv
(cavalos), 11 cv a mais que o Si.
Nos Estados Unidos, há outro
SE-R, com 179 cv.
A versão "mansa" -mesmo
com 33 cv a mais que o Sentra
daqui- não seria páreo para o
Honda. O Spec V talvez seja:
apesar de ele ter mais torque
-são 25 kgfm ante 19,2 kgfm do
Si-, falta um comando variável
eficiente como o i-VTEC.
Nele, as 16 válvulas abrem e
fecham em dois picos de torque, dando força em baixo giro.
É a mostra de que o Civic nasceu esportivo e virou Si; o Sentra nasceu careta e virou SE-R.
É difícil deixá-lo tão apelativo com um interior tão recatado e uma direção "anestesiada". Mesmo com bancos esportivos, suspensão bem calibrada
e desempenho de tirar o fôlego.
Além disso, o Sentra é mexicano. Não pagaria Imposto de
Importação, mas, por ser 2.5,
seu IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) seria nove
pontos percentuais mais alto
que o do Civic.
E, se custar os mesmos
R$ 99,5 mil do Si, já estará no
prejuízo. Ou alguém vai trocar
o sedã sensação da categoria
por um quase desconhecido?
FABIANO SEVERO viajou a convite da Nissan,
que cedeu o carro para avaliação
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