|
Próximo Texto | Índice
2004
Astra bicombustível, EcoSport 4x4, Crossfox e nova família Palio são destaques
Salão de SP adia estréias para o 2º semestre
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Neste ano, São Paulo abriga a
23ª edição do seu salão do automóvel. É um prato cheio para as
montadoras mostrarem suas novidades. Por isso, muitos lançamentos -incluindo o Ferrari 612
Scaglietti e o Maserati Quattroporte- estão reservados para o
segundo semestre.
Também haverá a estréia de
carros que já foram prometidos,
como o Kia Sorento. As vans francesas Citroën C8 e Peugeot 807 foram exibidas no Salão de São Paulo de 2002 e começam a ser vendidas em março e no primeiro semestre, respectivamente.
O alemão Volkswagen Phaeton,
que deveria ter desembarcado
por aqui em setembro, não tem
nem previsão para 2004. Segundo
a montadora, a matriz exige o
mesmo padrão de atendimento
no mundo todo, isso sem falar na
assistência técnica.
Em outras palavras, ainda não
havia concessionários preparados
para ele e para o Touareg.
Espera
O conselho para quem quer um
Volvo S40 ou uma V40 é esperar
até abril. Nesse mês, começam as
vendas das novas gerações
-com motor 2.5 turbinado e que
desenvolve 220 cavalos. Vale lembrar que a perua se chamará V50
e que até junho continua a produção dos atuais modelos.
Os Jaguar XJ e S-Type R rodam
na Europa há mais de um ano,
mas os brasileiros só os conhecerão neste semestre. O XJ tem carroceria de alumínio, o que o ajuda
a chegar aos 100 km/h em apenas
5,3 segundos, segundo a fábrica.
Já o S-Type R é a versão "nervosa"
do sedã de luxo, com motor com
compressor.
A Kia promete, até março, a comercialização do utilitário esportivo Sorento, que também esteve
na mostra paulistana de 2002. Outro jipão será o Land Rover Freelander, agora com as mudanças
apresentadas em setembro durante o Salão de Frankfurt.
Nacionais
Entre as montadoras nacionais,
a Fiat é a que mais prepara novidades. A família Palio ganha o desenho que o hatchback recebeu
em novembro, e o veterano Mille
será reestilizado. Ele também deve ter nova opção de motorização,
um 1.3 bicombustível para brigar
com o Chevrolet Celta 1.4.
Apostando na tecnologia bicombustível, a Chevrolet lançará
o Astra Flexpower. Já a Zafira terá
uma frente nova, com o desenho
que já roda no Astra. As alterações serão apenas na dianteira.
Enquanto o Gol não é aposentado nem ganha mais uma reestilização, a Volkswagen continua
apostando no Fox. Em março,
chega sua versão com quatro portas. Em outubro, o Anhembi servirá de pano de fundo para a chegada do fora-de-estrada Crossfox.
Embalada pelo sucesso do Corolla, a Toyota lançará a perua do
sedã, batizada de Fielder. Mostrada no último Salão de São Paulo
como protótipo, terá motor 1.8 e
opção de câmbio automático.
Tração integral
De acordo com o presidente da
Ford, Antonio Maciel Neto, o
EcoSport com tração nas quatro
rodas começa a sair da linha de
Camaçari (BA) em março. Outras
novidades da montadora devem
ser o Fiesta 1.6 bicombustível e
sua versão sedã.
A Troller expandirá sua gama.
A picape Pantanal será feita com
cabine simples ou dupla, tração
4x2 ou 4x4. Estará disponível no
fim do primeiro semestre e terá
capacidade de carga de 1,4 tonelada. No segundo semestre, o já conhecido jipe T4 terá "irmãos"
blindados e com quatro portas.
Próximo Texto: Utilitário: Asfalto é ambiente hostil para o Xterra Índice
|