|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
UTILITÁRIO
Como seus concorrentes, carro da Nissan sacoleja na cidade, mas está pronto para enfrentar qualquer outro terreno
Asfalto é ambiente hostil para o Xterra
ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO
Um jipão de linhagem japonesa,
montado no Brasil
e equipado para enfrentar mesmo
aventuras fora-de-estrada. Num tempo em que os
"off-roads" só de aparência e sem
tração integral proliferam no
mercado, o Nissan Xterra (pronuncia-se ecs-terra) pode ser
mais uma opção para os jipeiros
autênticos. E que tenham
R$ 109.100 para comprar sua versão mais luxuosa, a SE.
Com motor 2.8 turbodiesel e 132
cavalos, o carro da Nissan
(www.nissanxterra.com.br) é isso: um utilitário esportivo para
quem gosta de aventura.
Não é muito grande (4,53 m de
comprimento e 1,79 m de largura), o que dá mais tranquilidade
para dirigi-lo na cidade. Mas, como outros utilitários, a condução
em pisos de asfalto com muitas irregularidades é desconfortável. O
carro pula bastante, do mesmo
jeito que seu concorrente mais
próximo, o Chevrolet Blazer.
Um aspecto que pode preocupar é o barulho, por causa do motor a diesel. A impressão ao dirigir
não é ruim. O ruído é o característico desses motores, mas não incomoda tanto quanto num jipe
sem muitos revestimentos.
Teste
A avaliação é confirmada pelo
teste Folha-Mauá. Com os vidros
fechados, a 120 km/h, o Nissan
produz 72 decibéis. É menos que
outros carros movidos a gasolina:
Ford Ka 1.6 (77 dB) e Ford EcoSport 1.0 (75 dB), por exemplo.
Não é um veículo para velocidade -seu limite é 164 km/h, segundo a montadora. O teste mostra que ele leva 14,46s para acelerar de 0 a 100 km/h. É mais lento
que um utilitário esportivo de
motor menor.
O EcoSport 1.0, por exemplo,
faz de 0 a 100 km/h em 13,34s,
conforme teste de julho de 2003.
A retomada de 60 a 120 km/h demanda 18,27s no Xterra. Aí, é
mais rápido que o EcoSport, que
obteve a marca de 22,47s.
O trunfo do Nissan, porém, está
nas baixas velocidades. O torque
(força) de 34,7 kgfm é obtido logo
a 1.800 rpm. Isso quer dizer que o
motor não precisa girar muito para dar energia ao jipão.
O consumo não é exagerado para um veículo com o porte dele
(pesa quase duas toneladas). Segundo as medições, o utilitário fez
8,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na
estrada. Como comparação, o
Chevrolet Celta 1.4 fez 12,3 km/l
na cidade e 15,26 km/l na estrada,
em teste Folha-Mauá feito em setembro do ano passado.
É espaçoso e confortável. A posição de dirigir é correta, e os controles estão à mão. Quem está
acostumado com carros de passeio não vai estranhar o volante,
que é regulável. O câmbio é justo e
quase não tem movimento lateral,
o que torna agradáveis as trocas.
Dependendo do calçado do motorista, o pé da embreagem pode
esbarrar no pedal do freio. Os
bancos traseiros são mais altos do
que os dianteiros, o que dá uma
boa visão para os passageiros.
Tração 4x4
A diferença para outros veículos
que só passam a idéia de aventura
é que ele é capaz mesmo de encarar missões mais difíceis: terreno
com pedra, lama e areia.
A tração 4x4 e a distância do solo (23,5 cm) permitem a ousadia.
Para comparar, um carro de passeio normal, como um Volkswagen Gol, tem 18,9 cm de altura em
relação ao chão.
O manual do proprietário traz
todas as dicas para usar bem a tração integral e adverte que seu uso
sem necessidade (em asfalto ou
mesmo em pista de terra que esteja em boas condições) acarreta
desgaste prematuro e consumo
exagerado de combustível.
Um resumo da operação 4x4
pode ser lido no teto do carro,
atrás do pára-sol, mas a posição é
pouco ergonômica para a leitura.
Concorrência
O Xterra veio principalmente
para concorrer com o Blazer 2.8
Diesel 4x4 Executive (www.gm.com.br). A potência dos dois é a
mesma (132 cv a 3.600 rpm), e o
torque é quase igual: 34 kgfm
(Blazer) e 34,7 kgfm (Xterra), ambos obtidos a 1.800 rpm. O Blazer
é um pouco mais barato
-R$ 97.309,00, mas há algumas
diferenças de equipamentos, como a bússola.
Quanto às vendas, o modelo da
Nissan ainda não é nenhuma explosão, mas se defende. Segundo
dados da Anfavea (associação de
fabricantes de carros), de maio
-quando começou a ser produzido- a novembro, foram comercializadas 807 unidades do
Xterra, o que dá uma média de 115
carros por mês.
O Blazer, em suas duas versões
(diesel e gasolina), vendeu 51%
mais: de janeiro a novembro, foram 1.919 unidades, o que dá média de 174 por mês. Mas, se for
considerada somente a versão a
diesel -a única com tração 4x4 e
que é concorrente direta do Xterra-, as vendas da Chevrolet somam apenas 311 veículos (média
de 28 por mês). Nesse caso, o
Xterra teve média mensal equivalente a quatro vezes o volume de
unidades negociadas do Blazer.
Outras opções 4x4, mas em faixa de preço superior, são Mitsubishi Pajero Sport 3.0 (145 cv, torque de 38 kgfm, R$ 134.490,
www.mitsubishimotors.com.br)
e Land Rover Discovery 2.5 diesel
automático (137 cv, torque de 34,7
kgfm, R$ 183 mil, www.landrover.com.br).
Texto Anterior: 2004: Salão de SP adia estréias para o 2º semestre Próximo Texto: Ficha técnica: Nissan Xterra SE Índice
|