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UTILITÁRIO
Novo modelo ganha 4s na prova de 0 a 100 km/h e fica mais silencioso
Tracker corre mais e "berra" menos
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O fraco desempenho do antigo motor de 87 cv (cavalos) de potência fez
a General Motors
adotar um novo
propulsor para seu utilitário esportivo Chevrolet Tracker. Agora
com 108 cv, o modelo ficou mais
rápido, ágil e silencioso.
Na aceleração de 0 a 100 km/h,
ficou quase quatro segundos mais
ágil. Passou de 17,43s para 13,87s.
Para retomar a velocidade de 40
km/h a 80 km/h, o jipinho leva
9,62s -eram necessários 11,89s.
Quando passa de 80 km/h para
120 km/h, ele também ganhou
cerca de quatro segundos (de
17,26s para 13,07s).
Isso, porém, não significa que
seus antigos problemas tenham
sido solucionados com perfeição.
O ponteiro do conta-giros ainda
precisa estar perto das 3.000 rpm
para o Tracker deslanchar.
O novo motor gasta um pouco
mais. Se rodava 11,67 quilômetros
na cidade com um litro de diesel,
agora percorre 10,7 quilômetros.
Na estrada, a média caiu de 17,91
km/l para 17,6 km/l.
Por outro lado, ficou mais silencioso. A marca de 72 dBA era atingida a 100 km/h. Hoje, isso ocorre
só aos 120 km/h -aos 100 km/h,
o atual nível de ruído é de 68 dBA.
Mesmo equipado com freios
ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de
frenagem), o modelo precisa de
mais espaço para parar. Em 2001,
eram necessários 12,6 metros para
frear quando vinha a 40 km/h; hoje, 14,2 metros.
Pouca concorrência
O Tracker tem só dois concorrentes diretos: o Kia Sportage e
seu "irmão gêmeo", o Suzuki
Grand Vitara. Os outros utilitários esportivos compactos, como
o Mitsubishi Pajero iO e o Toyota
RAV4, são movidos a gasolina.
Entre o Tracker e o Sportage, a
diferença no preço é grande a favor do modelo coreano: R$ 18.533
(R$ 74.023 e R$ 54.990, valor promocional até o final do mês). O
Grand Vitara custa R$ 77.495.
Mas o Chevrolet é mais equipado. A mais que o Sportage traz
freios ABS, duplo airbag (bolsa de
ar que infla em batidas) e pintura
metálica ou perolizada. Sem opcionais, o Tracker conta, ainda,
com ar-condicionado, teto solar
elétrico e direção hidráulica com
regulagem de altura.
Importado da Argentina, ele
também é mais potente (o Sportage abriga a antiga potência do
Tracker) e tem mais torque (força) -são 25,5 kgfm a 1.750 rpm
contra 20,5 kgfm a 2.000 rpm.
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