|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
hatch - compacto
Brasil compra robustez do Gol há mais de 20 anos
DA REDAÇÃO
Atire a primeira pedra quem
não queria ter o sucesso que o
Volkswagen Gol tem. Afinal,
desde 1987 ele aparece em primeiro lugar em qualquer ranking de vendas no Brasil.
Fabrício Biondo, gerente de
marketing e vendas da Volkswagen, enxerga no Gol os principais pontos que o brasileiro
espera de um carro: robustez e
custo de manutenção baixo.
"Ele também é "pão quente"
no mercado de usados", diz
Biondo. De acordo com o Datafolha, o Gol 1.0 (o mais vendido)
desvalorizou, em média, 0,95%
nos últimos dois anos.
Ainda assim, o Gol contraria
uma das premissas básicas do
mercado. Ao longo de sua vida,
passou por poucas grandes mudanças -"providenciais", segundo o gerente da VW.
A primeira grande transformação foi em 1994, quando ganhou a geração "bolinha". A segunda ocorreu em julho, com
troca de plataforma e da posição em que o motor é colocado.
Paulo Sérgio Quartiermeister, professor de gestão de marcas da ESPM (Escola Superior
de Propaganda e Marketing),
diz que o design, no Brasil, pesa
muito, mas que o Gol tem outras associações com que o
mercado se preocupa, como a
durabilidade e a rede de concessionários da VW, hoje com
mais de 600 pontos.
"O Gol também sempre foi o
favorito de frotistas", acrescenta o professor. No mês passado,
foram emplacados 10.237 Gol
para pessoas físicas e 16.876
unidades para as jurídicas.
Mas a reestilização atual tem
levado às revendas mais mulheres -com um empurrãozinho de Gisele Bündchen- e
quem já teve um Gol há muito
tempo e resolveu voltar a tê-lo.
Clientes
O Gol era visto como masculino, mas "hoje tem design e
itens inovadores", como o opcional toca-MP3, diz Biondo.
O sucesso da reestilização é
mensurável. Em janeiro, a diferença de vendas do Gol para o
Fiat Palio foi de 4.060 unidades. Em agosto, a vantagem do
VW subiu para 11.333.
Considerado mais importante que o próprio Fusca na história da montadora e uma das
marcas mais valiosas do Brasil,
o Gol prova que é mesmo vendido por suas qualidades quando não está andando. A versão
"popular", de acordo com o teste Folha-Mauá, precisa de
20,14s até os 100 km/h quando
abastecida com gasolina.
Por outro lado, como um
bom "popular", é bastante econômico.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Todos os carros testados nesta edição foram cedidos pelas montadoras
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: + Vendidos Próximo Texto: Frase Índice
|