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SEDÃ
Modelo da Honda ganha nova opção de motorização, que o deixa mais rápido que Chevrolet Omega e Toyota Camry
Accord V6 acelera sobre a concorrência
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Para combater as
vendas do Chevrolet Omega, a Honda
decidiu importar
do México uma nova versão do Accord. O motor de quatro cilindros
continua sendo vendido, mas
agora ganha a companhia do "irmão" V6 (seis cilindros em "V").
Os dois cilindros a mais deram
vigor ao sedã. Ele ficou com 40 cv
(cavalos) a mais que o Omega
-são 240 cv contra 200 cv- e é
mais potente que outro concorrente, o Toyota Camry, de 186 cv.
Segundo a Honda, foi usada uma
combinação de tecnologia que
beneficia torque (força) em baixas
rotações e potência em altas.
Construído totalmente em alumínio, o motor V6 revela a vertente esportiva desse sedã de aparência comportada. De acordo
com os números do teste feito pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, o
Accord alcança os 100 km/h em
7,62s. Omega e Camry ficam para
trás, com, respectivamente, marcas de 9,99s e 9,66s.
O Accord também se saiu melhor nas retomadas. Exemplo: entre 40 e 80 km/h, ele leva 4,59s,
quase um segundo a menos que o
Camry (5,53s). Entre 80 e 140
km/h, o Honda requer 10,43s, enquanto o Omega leva 13,75s.
Nem por isso seu consumo é estratosférico. Na cidade, roda 1,3
km a mais que o Omega com o
mesmo litro de gasolina. Seu consumo urbano, de 7,7 km/l, é menor que o da Volkswagen Parati
Flex Power. Com álcool, a perua
registra 7,4 km/l. O consumo rodoviário do Honda é de 13,5 km/l,
ante 11,7 km/l do Chevrolet.
Requinte
Disponível em uma única versão de acabamento, a EX, o Accord traz os equipamentos que
costumam estar num carro da categoria. O V6 incorpora airbag lateral e teto solar, além do acelerador eletrônico. Poderia ter também sensor de obstáculos traseiro, como o Omega, e de claridade,
hoje um opcional que pode equipar até um modelo "popular".
Fora isso, traz tudo o que um
carro de R$ 134.795 deveria ter.
São de série ajuste lombar para
motorista, ar-condicionado, disqueteira para seis CDs no painel,
bancos de couro, ajustes de áudio
e controlador de velocidade no
volante, airbag duplo e trio elétrico, entre outros equipamentos.
Tudo isso é "embalado" por
portas duplamente seladas para
diminuir o nível de ruídos externos -o capô segue o mesmo processo para isolar o motor. O resultado é que, a 100 km/h, o Accord
registra 65 dBA. Exatamente o
mesmo que seus concorrentes.
O V6 é aproximadamente R$ 20
mil mais caro que o Accord que já
é vendido no Brasil desde o ano
passado. Também é mais barato
que o Omega, de R$ 144.250, e o
Camry, que custa R$ 158.992.
Resta saber se a Honda vai conseguir concretizar o sonho de
vender mais. Entre janeiro e junho, foram comercializados 129
Accord, pouco se comparado aos
340 Omega emplacados. Até mesmo os modelos da Série 5, da
BMW, fizeram mais sucesso. Custando a partir de R$ 327 mil, foram 135 unidades no período.
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