|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Excesso de confiança é pior obstáculo
Aventureiros de primeira viagem devem ser cautelosos para não forçar nem quebrar o veículo
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Conhecer os seus limites e os
do seu carro. Essa é uma das principais regras que o candidato
a "off-roader" tem de seguir. Ainda assim, convém preparar o espírito para enfrentar imprevistos.
Segundo o piloto e navegador
Alberto Fadigatti, 58, que começou a competir em provas de rali
há 35 anos, a primeira lição aos
iniciantes é se acostumar com a
aderência dos pneus à terra
-completamente diferente da
aderência ao asfalto. Como o veículo tende sempre a escapar, o
condutor precisa se habituar a
conduzi-lo "de lado", deslizando.
"É preciso saber que, no fora-de-estrada, não se pode só acelerar. Se o piloto fizer isso, vai bater
em 20 curvas", explica. Nos modelos 4x4 mais modernos, completa, "quase não se tira o pé do
acelerador, mas é preciso saber
dosar a velocidade também com o
pé no freio, sem desacelerar".
Outra lição a ser aprendida é a
cautela. "Precisamos tirar da cabeça dos novatos que "off-road" é
um tipo de veículo que supera
qualquer dificuldade", conta Cassio Blagay, 49, consultor em "off-road" da Muito Mato 4x4. "É preciso adquirir técnica para não arrebentar o carro", acrescenta.
De acordo com o consultor, os
obstáculos que mais amedrontam
são as descidas íngremes e as travessias de alagados.
Além disso, para garantir diversão sem estresse, recomenda-se
não entrar de improviso numa
trilha. Deve-se estudar o local e,
em último caso (acidente, atolamento ou quebra), chamar socorro pelo rádio, dando a posição via
GPS (sistema de posicionamento
global, que indica as coordenadas
geográficas), equipamentos
"obrigatórios" para os jipeiros.
"Paciência, dedicação e cuidado" são as virtudes necessárias
para aprender a usar bem o 4x4,
diz Sérgio Braganti, 34, criador
da equipe e do site Adrenalama
(www.adrenalama.com.br).
"Não se pode pensar que o jipe
é forte demais. Qualquer buraco
na cidade o desgasta. A manutenção tem de ser permanente."
Em resumo, entrar no mundo
dos fora-de-estrada não é para
os aventureiros -no mau sentido da palavra.
(LPZ)
Texto Anterior: AVENTURA Montadoras aceleram fora das estradas Próximo Texto: Na terra: Morro desafia com altos e baixos Índice
|