|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
AVENTURA
SEM MEDO DE ATOLAR
Mercado de "off-road" registra índices de crescimento anual superiores a 35% desde 1999
Montadoras aceleram fora das estradas
LUÍS PEREZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Nunca o trânsito fora das estradas esteve tão movimentado no
país. Isso porque o mercado de
veículos "off-road" seguiu acelerado nos últimos seis anos, crescendo de 35% a 40% por ano.
Em números absolutos, "podemos falar em 30 mil 4x4 vendidos
a cada mês", ilustra Gerson Rodrigues, 56, diretor da Mesa Quatro, que organiza competições do
Jeep Clube do Brasil e também o
"Ponto Off-road", encontro semanal de jipeiros em São Paulo.
"Hoje praticamente todas as
montadoras têm versões "off-road". Há dez anos não era assim",
completa. Atualmente, os modelos com opção 4x4 mais vendidos
são a Chevrolet S10, a Mitsubishi
L200, o Mitsubishi Pajero, a Nissan Frontier e o Ford EcoSport.
Altos e baixos
Mas não faltaram altos e baixos
nesse mercado, que passou por
três fases: a anterior à abertura
das importações (início dos anos
90), quando havia pouca oferta de
carros 4x4; o período até janeiro
de 1999, quando o mercado se
abriu, houve paridade com o dólar e farta oferta; e os últimos cinco anos, em que proliferaram os
"falsos "off-road'" (modelos 4x2
equipados com estribo e quebra-mato, mas sem tração integral).
Foi no fim da década de 90 que
marcas com tradição em "off-road", da russa Lada até as japonesas Suzuki, Mitsubishi e Daihatsu, desembarcaram aqui. Com
o fim da paridade entre real e dólar, vários importados saíram do
mercado. Entre os casos mais recentes está o da Suzuki do Brasil,
que encerrou as vendas no país.
Extremos
Mas há carros com roupagem
fora-de-estrada para vários perfis.
No extremo mais acessível da lista, estão modelos como o Ford
EcoSport 4x2, equipado com motor 1.0 Supercharger, de 95 cv (cavalos) de potência, que custa
R$ 36.620. Na ponta mais luxuosa, aparece o Mercedes-Benz G 55
AMG, com motor 5.5 de 354 cv,
que sai por cerca de R$ 770 mil.
Entre essas duas alternativas, há
mais de cem opções de veículos
com apelo "off-road" -nem todos com tração nas quatro rodas.
Autênticos 4x4 feitos no país
são o jipe cearense Troller e os
modelos da Cross Lander, de origem romena, mas instalada em
Manaus (AM). Isso sem falar na
Land Rover, que já fabrica desde o
final dos anos 90 em São Bernardo do Campo (SP). "Após um resfriamento em 2002 e 2003, o mercado de veículos tipicamente "off-road" deve se recuperar em 2004",
diz Clécio Eloy, diretor da Troller.
Feira
Novos modelos nacionais e importados podem ser conferidos
desde ontem, em São Paulo, na
Adventure Sports Fair, que vai até
quarta (11). A feira acontece no
Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, e conta com duas pistas
de "off-road". O horário de visitação é das 10h às 22h neste domingo e das 14h às 22h de segunda a
quarta (ingressos a R$ 12).
Texto Anterior: Cartas Próximo Texto: Excesso de confiança é pior obstáculo Índice
|