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Fora-de-estrada requer cuidados extras
Depois de trilhas,
é importante
lavar o carro,
pois a lama pode
esconder algum
defeito mecânico
DA REDAÇÃO
Um carro comum precisa de revisões periódicas para não deixar
o motorista na mão. O que dizer
então de um veículo que passa
por lamaçais, atravessa riachos e
ainda é "batizado" por pedras no
assoalho? Por isso é fundamental
revisar o 4x4 depois de trilhas.
Após fazer uma trilha, deve-se
lavar o carro. Dessa maneira, é
possível ver se os amortecedores
estão vazando. A lama também
pode esconder outros problemas,
como uma coifa rasgada.
Depois de atravessar atoleiros
ou córregos profundos, é bom
checar o diferencial e a caixa de
transferência para ver se entrou
água ou barro. Cuidado com os
freios ao atravessar água -molhados, perdem a eficiência.
Aproveite toda troca de óleo do
motor para colocar um novo filtro
de óleo. Já o óleo da transmissão
deve ser substituído a cada 40 mil
quilômetros. O manual do proprietário é a melhor fonte para saber a periodicidade das trocas.
Modelos movidos a diesel contam com uma "torneira" que tira
o excesso de água infiltrada no
sistema de alimentação. É preciso
acioná-la periodicamente (há
modelos com alerta automático)
para a bomba injetora continuar
funcionando. Quando entra água
no motor, ocorre calço hidráulico, e ele deixa de funcionar.
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