São Paulo, domingo, 09 de março de 2003 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CARTAS Injeção do Siena "Adquiri um Siena ELX 1.3, 2002/2003, em setembro, na revenda Sinal. Com menos de 20 dias, o veículo apresentou problema na injeção eletrônica e ficou por três dias na autorizada. O defeito faz com que o carro não ande ao acender a luz no painel, correndo o risco de colidir. O fato ocorreu pelo menos uma vez por mês desde a compra. A luz da injeção voltou a acender no dia 1º de fevereiro. Pedi a troca do carro, mas a concessionária diz que só a fábrica pode autorizar a substituição." Laércio Aparecido Custodio (São Paulo, SP) Resposta - A Fiat diz que está impossibilitada de prestar atendimento ao cliente, que não disponibiliza o veículo para o reparo. Segundo o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), a revenda e a fábrica têm 30 dias para sanar o defeito. Caso isso não ocorra, o leitor pode pedir a troca do carro por outro igual, devolução do valor atualizado ou abatimento proporcional. Réplica - O leitor afirma que já levou o carro por seis vezes à Sinal. ""Fiz uma queixa no Procon e quero a troca do carro ou o meu dinheiro de volta." Corsa Sedan ou Gol? "Adquiri um Corsa Sedan 2002 1.0 a álcool, no ano passado. Gostaria de saber qual é o consumo urbano e em rodovias desse modelo. Estou pensando em trocá-lo por um Gol 1.0 a álcool 2003." Gabriel Farah Haddad (São Paulo, SP) Resposta - A Folha e o Instituto Mauá de Tecnologia testaram o Corsa Sedan 1.0. Apesar de ser mais lento que o hatchback, ele é mais econômico -faz 11,5 km/l no trecho urbano, contra 9,9 km/l do hatchback. O modelo acelerou de 0 a 100 km/h em 18,41 segundos. O Gol 1.0 a álcool faz, segundo a fábrica, 9,8 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. Acelera de 0 a 100 km/h em 15,7s. Documentação do Palio "Em novembro do ano passado, comprei um Palio Fire na concessionária Projeto. Dei meu carro como parte do pagamento (avaliado em R$ 8.000). A diferença de R$ 9.382 paguei com cheque, que deveria ser depositado com prévio aviso. Eles depositaram o cheque sem me avisar. No dia 12 de dezembro, fui entregar o meu carro, mas, apesar de ele já estar licenciado em 2002 e não constar qualquer débito, exigiram as guias de IPVA e DPVAT de 2001 e 2002. Como não as tinha, exigiram uma caução de R$ 1.130." Eliano de Lima Torres (São Paulo, SP) Resposta - A Fiat diz que está encontrando dificuldade para entrar em contato com o cliente. A fábrica recomenda que Torres contate o serviço de atendimento a clientes (0800-7071000). Vidro quebrado da Trafic "Tenho uma ambulância Renault Trafic. No dia 31 de dezembro, quebrou a máquina do vidro do motorista. Liguei para a revenda Renovile e solicitei a peça. Contatei também o serviço de atendimento da Renault, pedindo ajuda. Até hoje não recebi o componente." Leonardo Sérgio Nogueira Teixeira (Itanhandu, MG) Resposta - A Renault afirma que a peça solicitada já foi enviada à concessionária. Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail. Texto Anterior: Importados novos: Citroën e Renault aumentam preços, e Porsche é incluído Próximo Texto: Genebra 2003: Vans e esportivos dominam salão Índice |
|