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UTILITÁRIO
Modelo encara bem o "off-road", e, no asfalto, desempenho vem do motor V8; 30 carros já foram entregues
Com jipão Touareg, Volkswagen entra na lama pela 1ª vez
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Você nunca colocou um carro
na lama? A Volkswagen também
não. Mas não tenha medo. Ela estudou direitinho e recheou seu
primeiro utilitário esportivo de
tecnologia para não fazer feio em
trilhas que, teoricamente, não
combinam com o luxo interior.
Batizado com o nome de um
povo do deserto do Saara, o jipão
alemão tem três diferenciais com
bloqueios eletrônicos. Basta colocar o câmbio Tiptronic em neutro
e apertar um botão no painel para
travar o diferencial. São 41 computadores que mostram para qual
roda a força deve ir.
A partir daí, passar pelo barro se
torna fácil. Os sistemas ESP (programa eletrônico de estabilidade),
ASR (controle de tração), ABS
(freios antitravamento) e EDL
(trava eletrônica do diferencial)
passam a reagir de outra maneira.
Sabem que o carro vai ficar sujo.
A tração é permanente nas quatro rodas. Já a suspensão permite
quatro regulagens de altura e se
altera conforme a velocidade. Os
amortecedores têm três regulagens eletrônicas (conforto, básica
e esporte) e são automaticamente
ajustados às condições do piso.
Os números são otimistas. O
Touareg sobe ladeiras de até 45,
encara uma inclinação de 35 e
atravessa áreas alagadas com
58 cm de profundidade. Para um
Troller T4, os valores são, respectivamente, 47, 45 e 80 cm.
O único problema são os pneus,
pensados apenas para o asfalto.
Porém a montadora afirma que
mais de 90% dos clientes não usarão o utilitário no fora-de-estrada,
o que amenizaria a deficiência.
Devorando asfalto
Na selva de pedras, o Touareg
oferece tudo o que um sedã de alto luxo poderia ter. Principalmente o motor, um 4.2 V8 (oito cilindros em "V") de 310 cv (cavalos) e
41,8 kgfm de torque (força). De
acordo com a VW, a aceleração de
0 a 100 km/h acontece em 8,1s.
Os bancos podem ser posicionados de 12 diferentes maneiras.
O consumidor escolhe três tipos
de madeira e três cores de couro
para o acabamento. Basta estar
com a chave por perto para abrir
as portas e ligar o motor. Há seis
airbags. Os faróis de xenônio contam com lavadores. Se a pressão
de um dos pneus estiver baixa,
uma luz acende no painel.
Feito sobre a mesma plataforma
do Porsche Cayenne, o Touareg é
mais barato que o concorrente.
Custa US$ 117.315, ao câmbio do
dia, contra US$ 119 mil. A BMW
oferece o X5 4.4i por R$ 375 mil. O
jipão mais em conta é o Volvo
XC90, de R$ 298.380.
A Volks oferece dois opcionais:
pintura metálica (US$ 1.283) e teto solar (US$ 2.278). Completo, o
Touareg sai por US$ 120.876, algo
em torno de R$ 355 mil. Mesmo
assim, o primeiro lote, com 50
unidades, foi vendido -30 carros
já estão com seus donos. As vendas acontecem sob encomenda.
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