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PÉ NA ESTRADA
Motorista deve escolher calçado que seja cômodo, fique preso ao corpo e não tenha salto nem plataforma
Sapato representa segurança ao volante
ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Não se trata de estar ou não na
moda. Mas principalmente as
mulheres devem tomar cuidado
antes de colocar um sapato e dirigir. Os próprios fabricantes se
preocupam com a questão e investem para desenvolver calçados
que se dêem bem com pedais.
O Código de Trânsito Brasileiro
diz apenas que o motorista deve
estar calçado adequadamente. Segundo a assessoria de imprensa
do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), o condutor
não pode estar descalço, e é considerado adequado o sapato que
não sai do pé nem compromete a
utilização dos pedais. Quem não
obedecer pode levar uma multa
de R$ 85,13, além de ganhar cinco
pontos no prontuário.
Rita Moura, 39, médica e diretora da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), recomenda, principalmente às mulheres, que um mocassim ou um
tênis fique de reserva no carro.
Assim é possível deixar de lado o
salto, a plataforma ou o tamanco.
""O salto pode enroscar no tapete, a plataforma atrapalha a mobilidade [os pés ficam longe do pedal], e o tamanco ou o chinelo que
não é preso aos pés pode sair facilmente", exemplifica Moura.
A médica aconselha secar a sola
caso ela esteja molhada. ""Os so-
lados que não são antiderrapantes
escorregam facilmente nos pedais", comenta.
Tecnologia
A indústria de calçados tem desenvolvido tecnologias para proporcionar conforto e segurança
na hora de dirigir um veículo. No
entanto, a maioria da pesquisa é
voltada aos modelos masculinos.
O designer de calçados da San
Marino, Sérgio Dantas, recomenda os mocassins tanto para homens como para mulheres. ""Eles
são os mais indicados porque são
confeccionados com solados de
borracha, e o couro é macio por
ter recebido tratamento no curtume. Isso proporciona leveza ao
produto, ótimo ajuste nos pés e
evita a transpiração", afirma.
A Democrata desenvolveu uma
linha em que o solado é colocado
de dentro para fora, e não costurado. ""O modelo possui mais aderência aos pés e não tem nenhuma sobra de acabamento que possa se prender sem querer nos pedais", explica Andrea Rinaldi, gerente de marketing da empresa.
Já a Opananken, de Franca (400
km ao norte de São Paulo), lançou
a linha Moto Confort, com couro
hidrofugado (resistente à entrada
de água) e solado inteligente: no
bico, recebeu um reforço para evitar o desgaste. O corpo da bota é
acolchoado para proteger a perna, e a palmilha é anatômica para
não deformar com o uso.
Anderson Lemos Birman, 50,
fundador da Arezzo, reconhece
que são poucas as opções pensadas para a mulher que dirige. Mas
ressalta que a consumidora prioriza cada vez mais o conforto.
""Modelos com salto baixo e sola
de borracha texturizada são os
mais procurados. Também têm
boa saída os com forro especial,
que proporciona mais maciez e
absorção de calor." Birman desaconselha tênis volumosos porque
causam instabilidade, mas recomenda "sapatênis" flexíveis.
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