|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PALIO X PARATI
Sem ar-condicionado e com 9 cv a mais, modelo da VW custa R$ 36.660, contra R$ 36.335 da Adventure
Crossover é mais cara e tem desempenho inferior
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A Fiat Palio Adventure acabou de
ganhar motor 1.8
8V de 103 cv (cavalos). A versão Crossover é inédita para
a Volkswagen Parati, mas aproveita o motor 2.0 de 112 cv -também há a opção de ser 1.0 turbo,
com a mesma potência. A Parati
tem um pouco mais de torque:
17,3 kgfm contra 17 kgfm da Palio.
Segundo o diretor de marketing
da VW, Paulo Sérgio Kakinoff, a
2.0 é mais indicada para o "off-road" por ter mais torque.
Era de esperar que, na pista, todos os números dessem vantagem ao modelo da Volkswagen.
No entanto, os resultados dos testes Folha-Mauá mostram que é o
carro da Fiat que anda mais. Até
os 100 km/h, as peruas precisaram
de 12,33s (Palio) e 13,01s.
O troco vem na maioria das retomadas. Uma das mais comuns
na cidade -ir de 40 a 80 km/h-
leva 7,54s a bordo da Parati. Se o
motorista acelerar uma Palio, terá
de esperar 9,04s. Quando as velocidades são 60 e 100 km/h, o cronômetro marca, respectivamente,
11,20s e 11,55s.
Já que são feitas para o lazer, vale comparar os consumos rodoviários das duas peruas. Mais uma
vez a vantagem é da Adventure.
Ela roda 16,4 quilômetros com
um litro de combustível, 1,7 km a
mais que a Crossover (14,7 km/l).
Se a idéia for ouvir os sons da
natureza, e não o barulho do motor, a melhor opção é a Palio.
Mais cara
Entre a pista de testes e a revenda, a Palio Adventure segue na
dianteira. Neste mês, a Parati
Crossover sofreu o que a fábrica
chama de reposicionamento de linha. Ou seja, perdeu o ar-condicionado para ficar mais barata na
tabela -passou de R$ 38.739 para R$ 36.660, e o equipamento
agora é um opcional de R$ 2.080.
A Palio continua mais barata:
R$ 36.355 com o ar de série.
A Fiat também leva vantagem
por vender opcionais mais baratos. Freios ABS (antitravamento)
saem por R$ 1.922, ante os
R$ 2.018 que a VW cobra. O pacote que inclui airbag (bolsa de ar
que infla em batidas) e toca-CDs
custa R$ 2.891 na Parati e R$ 2.821
na concorrente mineira.
Com apelo mais urbano que a
Palio Adventure, a Parati Crossover oferece, entre os itens opcionais, bancos de couro. Custam
R$ 1.843. De série tem brake-light,
vidros traseiros elétricos, sensor
que avisa se o motorista ultrapassou uma velocidade programada
e banco do motorista com regulagem de altura.
(JAA)
Texto Anterior: "Off-road": L200 Evolution dá a mortais gosto de rali Próximo Texto: Cartas Índice
|