São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003 |
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CARTAS Evasão "Fui vítima de um acidente de trânsito, mas a pessoa que dirigia o outro carro não parou. Consegui anotar placa, modelo e cor." Roberto Barbosa de Pontes (São Paulo, SP) Resposta - Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), é preciso registrar queixa em uma delegacia de polícia ou em um posto da Polícia Militar e fazer um boletim de ocorrência. A vítima deve levar documentos seus e do carro. O tenente Arnaldo Pazetti afirma que o maior número possível de informações facilita a apuração do caso, já que fugir de um acidente é considerado crime. Com o boletim em mãos, a vítima deve abrir um processo no Juizado de Pequenas Causas para ser ressarcida dos danos. Clio ou Trafic? "Na edição de 9 de março, foi publicada uma reclamação minha do vidro do motorista quebrado de uma Renault Trafic. A fábrica enviou a peça, mas era do Clio. Como a concessionária fica a cerca de 150 quilômetros, eu a devolvi. Hoje tive uma bela surpresa: recebi o equipamento do lado do passageiro." Leonardo Sérgio Nogueira Teixeira (Itanhandu, MG) Resposta - A Renault afirma que contatou o cliente e soube que o inconveniente foi resolvido pela concessionária. Réplica - O leitor diz à Folha que o serviço foi concluído. Cinto do Celta não recolhe "Comprei um Celta 2003. Um adendo no manual do proprietário indicava alteração no sistema de cinto de segurança traseiro. Foi suprimido o dispositivo de recolhimento, isto é, os cintos laterais não se recolhem automaticamente e ficam expostos. Para adaptá-los ao corpo, o passageiro faz o ajuste por meio de fivelas que ficam praticamente escondidas sob o banco. Além do incômodo, causa desconforto. Não questiono a segurança, mas sua falta de conforto." José Messias Filho (Sorocaba, SP) Resposta - A General Motors diz que os cintos laterais traseiros retráteis estão disponíveis somente para o Celta quatro portas. Carro-reserva da Fiat "Com aproximadamente 30 dias de uso e menos de 500 quilômetros, a Palio Weekend da minha mulher apresentou falhas na injeção. A revenda Amazonas diagnosticou que era preciso trocar o módulo de injeção eletrônica, que demoraria de três a quatro dias úteis para chegar. Tive um carro-reserva para o período. Assim que soube que o meu estava pronto, liguei para o Confiat e disseram que deveria devolver o veículo o mais breve possível. Peguei meu carro e, quando cheguei à Localiza, tive uma surpresa desagradável: a locação havia sido feita pela Fiat de 19 a 21 de fevereiro, mas a montadora autorizou só até o dia 20. Portanto, eu teria de arcar com as diárias de 21 a 24 de fevereiro. Acabei de falar com a funcionária da Localiza, que me informou que havia recebido o fax da Fiat e que não existia nenhuma pendência em meu nome. Onde está a satisfação do cliente?" Marcos Marinho Ribeiro (São Paulo, SP) Resposta - A Fiat diz que não conseguiu contatar o cliente e o orienta a ligar para 0800-7071000 e solucionar o caso. Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail. Texto Anterior: Palio x Parati: Crossover é mais cara e tem desempenho inferior Próximo Texto: Panorâmica - Recall: Blazer é convocado por defeito no cinto Índice |
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