São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

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FIESTA, POLO E CORSA

Fábricas evitam concorrência interna

Chegada dos compactos promove "revolução" na linha de montagem

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os lançamentos de Chevrolet Corsa, Ford Fiesta e Volkswagen Polo obrigaram as montadoras a adaptar todos os seus produtos. O Astra 1.8 só sobrevive na ver- são a álcool (ou seja, foi praticamente extinto), e o Gol é equipado apenas com motor 1.0.
Já a Ford deixou em segundo plano o Fiesta 1.6, apostando todas as fichas na versão Supercharger. Com motor 1.0 e compressor, é somente três cavalos menos potente que o 1.6, e a diferença de preço entre os dois é de R$ 2.250.
"O Supercharger ofusca o 1.6. Calculo que 50% dos clientes já chegam decididos a comprá-lo", afirma Alfredo Popescu, gerente de vendas da Frei Caneca.
Ronaldo Saldanha, supervisor de vendas da autorizada Eufrásio, lembra que a versão com compressor vem com roda de alumínio e farol de milha, indisponíveis no carro de cilindrada maior.
O Corsa também enfrenta mais seu irmão "popular" que o médio Astra. Na revenda André Ribeiro, por exemplo, a proporção de vendas do 1.8 e do 1.0 é de 1 para 10.
Na prática, proprietários do extinto Corsa 1.6 estão buscando o 1.8, e os donos do Astra 1.8 a gasolina agora compram o 2.0. "É uma evolução natural", nota Oswaldo da Costa Caldeira Júnior, gerente de vendas da Pompéia.

Intermediário
A Volkswagen afirma ter criado o Polo para ocupar um lugar entre o Gol e o Golf -na Europa, sua posição é a que o Gol tem no Brasil. Além do fim das motorizações maiores do seu modelo mais vendido, o ar-condicionado tornou-se item de série no Golf, que empresta o motor ao novato.
Parece mesmo que o conceito do compacto premium vingou. Para Cláudio Dias, da Caraigá, quem vai lá já sabe se vai comprar Polo ou Golf. "O Gol Turbo está sofrendo porque tem preço e potência parecidos com os do Polo."
Com o intuito de combater a concorrência do Fiesta Supercharger, a Volks acaba de baixar os preços do seu turbinado. A versão mais simples, que saía por R$ 27.136, custa agora R$ 23.990.
Mais caro entre os três carros, o Polo tem a propaganda mais presente na mídia. "Ela traz o consumidor até nós, e o negócio é fechado após o test-drive", diz Marcos Linhares Dadalti, gerente de vendas da Sabrico Antártica.
Sem versão "popular", o Polo vende mais que os concorrentes. Em junho, foi líder de mercado, com 2.456 unidades comercializadas no atacado. Na sequência, estão Fiesta (1.182 carros) e Corsa (128). (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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