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FIESTA, POLO E CORSA
Fábricas evitam concorrência interna
Chegada dos compactos promove "revolução" na linha de montagem
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Os lançamentos de Chevrolet
Corsa, Ford Fiesta e Volkswagen
Polo obrigaram as montadoras
a adaptar todos os seus produtos.
O Astra 1.8 só sobrevive na ver-
são a álcool (ou seja, foi praticamente extinto), e o Gol é equipado apenas com motor 1.0.
Já a Ford deixou em segundo
plano o Fiesta 1.6, apostando todas as fichas na versão Supercharger. Com motor 1.0 e compressor,
é somente três cavalos menos potente que o 1.6, e a diferença de
preço entre os dois é de R$ 2.250.
"O Supercharger ofusca o 1.6.
Calculo que 50% dos clientes já
chegam decididos a comprá-lo",
afirma Alfredo Popescu, gerente
de vendas da Frei Caneca.
Ronaldo Saldanha, supervisor
de vendas da autorizada Eufrásio,
lembra que a versão com compressor vem com roda de alumínio e farol de milha, indisponíveis
no carro de cilindrada maior.
O Corsa também enfrenta mais
seu irmão "popular" que o médio
Astra. Na revenda André Ribeiro,
por exemplo, a proporção de vendas do 1.8 e do 1.0 é de 1 para 10.
Na prática, proprietários do
extinto Corsa 1.6 estão buscando
o 1.8, e os donos do Astra 1.8 a gasolina agora compram o 2.0. "É
uma evolução natural", nota Oswaldo da Costa Caldeira Júnior,
gerente de vendas da Pompéia.
Intermediário
A Volkswagen afirma ter criado
o Polo para ocupar um lugar entre
o Gol e o Golf -na Europa, sua
posição é a que o Gol tem no Brasil. Além do fim das motorizações
maiores do seu modelo mais vendido, o ar-condicionado tornou-se item de série no Golf, que empresta o motor ao novato.
Parece mesmo que o conceito
do compacto premium vingou.
Para Cláudio Dias, da Caraigá,
quem vai lá já sabe se vai comprar
Polo ou Golf. "O Gol Turbo está
sofrendo porque tem preço e potência parecidos com os do Polo."
Com o intuito de combater a
concorrência do Fiesta Supercharger, a Volks acaba de baixar
os preços do seu turbinado. A versão mais simples, que saía por
R$ 27.136, custa agora R$ 23.990.
Mais caro entre os três carros, o
Polo tem a propaganda mais presente na mídia. "Ela traz o consumidor até nós, e o negócio é fechado após o test-drive", diz Marcos
Linhares Dadalti, gerente de vendas da Sabrico Antártica.
Sem versão "popular", o Polo
vende mais que os concorrentes.
Em junho, foi líder de mercado,
com 2.456 unidades comercializadas no atacado. Na sequência,
estão Fiesta (1.182 carros) e Corsa
(128). (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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