São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

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CARTAS

Gol com barulho no motor
"Com 23 mil quilômetros, meu Gol Geração III começou a fazer um barulho estranho na dianteira. Levei o carro à revenda Sabrico, onde passou uma semana na oficina. O defeito persiste, e descobri que o espelho retrovisor esquerdo foi colado com Durepox." Renata Diniz Pereira (São Paulo, SP)

Resposta - A Volkswagen diz que os inconvenientes foram corrigidos. Quanto ao espelho, a montadora alega que o carro já chegou à oficina com vestígios de Durepox.

Réplica - A leitora afirma que o espelho não foi batido antes de o carro entrar na revenda.

Defeito no Santana
"Tenho um Santana 2.0, com 12,5 mil quilômetros. Algumas vezes, o alternador envia carga em excesso para a bateria. Soube desse problema por um consultor técnico da concessionária Marte. Ele disse que o reparo do alternador não pode ser feito, pois o kit original não está sendo entregue pela fábrica. O que faço?" Carlos Roberto Benedetti (São Paulo, SP)

Resposta - A Volkswagen afirma que os problemas foram solucionados pela Marte, e o veículo, entregue ao cliente.

Réplica - O leitor confirma.

Quebra-molas e olho-de-gato
"Quero saber como passo sobre olhos-de-gato e lombadas baixas. Devo fazer ziguezague ou passar normalmente?" Mila Amorim (São Paulo, SP)

Resposta - Sempre reduza a velocidade nas lombadas e nunca passe com o carro atravessado.

Potência do Corsa
"O Corsa 1.8 deveria produzir muito mais que 102 cavalos ou poderia ter essa potência com um motor de menor cilindrada, o que o tornaria mais econômico. Com 1,8 litro, sua potência específica é de 56,66 cavalos por litro, enquanto o Corsa 1.0 tem a ótima relação de 71 cavalos por litro. Com esse valor, teria 127,8 cv. É um desperdício de combustível, material e tecnologia fabricar um motor 1.8 com apenas 102 cv." Danilo Miranda (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors explica que a eficiência de cada motor depende de sua configuração básica. Potência específica não é um cálculo linear, conforme sugerido pelo leitor.
Segundo a montadora, o tamanho do cilindro, o diâmetro, o curso e a taxa de compressão afetam a eficiência do motor. O propulsor com baixa cilindrada tem melhor rendimento por conta da taxa de compressão. A GM afirma ainda que, no motor 1.8, foi privilegiado o torque.


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