São Paulo, domingo, 18 de abril de 2004

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SEDÃ

Pelas contas da BMW, 5 é quase igual a 7

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Chris Bangle é um designer polêmico. Depois de fazer barulho com as linhas do BMW Série 7, é a vez de o Série 5 provocar torcicolos e causar inveja em quem não tem R$ 300 mil para gastar na quinta geração do sedã.
Os faróis duplos de xenônio ganharam desenho irregular. Deles saem linhas que atravessam os 4,84 metros de comprimento do carro. O BMW está 6,6 cm mais comprido que a versão anterior. Também ficou 4,6 cm mais largo, e a altura cresceu 3,4 cm.
A grade dianteira está mais larga. A traseira é limpa, passando a sensação de ser maior do que realmente é, mas tem o "mérito" de suas lanternas não serem recortadas, como as do Série 7. Ela esconde um porta-malas que comporta 60 l a mais -agora tem 520 l.
O interior, que mistura metal, couro e madeira, também aproxima os números 5 e 7. O Série 5 agora vem com o iDrive, o complicado sistema que controla várias funções, como fluxo do ar-condicionado e o indisponível telefone celular. Aqui há menos opções, e o novo botão "menu" faz aparecer a tela inicial. Todas as informações são dadas em inglês.
Porém dá saudades do rádio dos "populares". Ainda é uma árdua tarefa conseguir programar as estações do rádio, que pode ser controlado por botões no volante. A direção é elétrica.

Mesmo 3.0
O motor continua o mesmo 3.0 de seis cilindros em linha. São 231 cv (cavalos) de potência e 30,6 kgfm de torque (força), suficientes para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,58s -o 530i antigo levava 7,96s. Tempo demais? Então a saída é o 545i, que acaba de chegar ao mercado nacional e divide o motor com 745i e X5. Ele tem 333 cv e custa R$ 365 mil.
Assim, se houvesse uma disputa entre os alemães da categoria, o Série 5 perderia o primeiro lugar. O Audi A6 leva 8,45s para atingir 100 km/h, enquanto o Mercedes-Benz E 320 requer 8,77s para chegar à mesma velocidade.
O modelo da BMW também fica em segundo lugar quando o assunto é preço. Mais uma vez perde para o A6, de R$ 252,7 mil, mas é um pouco mais barato que o E 320, que custa R$ 308.233 -está certo que R$ 8.233 não são exatamente um problema para o consumidor deste tipo de veículo.
Vale lembrar que o novo A6 foi apresentando à Europa em março e deve chegar para o Salão de São Paulo, em outubro. Assim como o Série 5 se aproxima do Série 7, o A6 está mais parecido com o A8.

Segurança
Com sensor que calcula o desgaste da lona dos freios, oito airbags espalhados pelo carro e uma série de letrinhas -DBC (controle dinâmico de frenagem), CBC (controle de freios em curvas), DTC (controle de tração), DSC (controle automático de estabilidade), entre outros-, o 530i é um sedã seguro.
Quando está a 80 km/h, percorre 35,2 metros até parar. Para o Audi, a distância é de 37,5 m. O sedã da Mercedes "pede" 40,4 m.
A segurança do Série 5 também está nas suas retomadas. Apesar de rápidas, em geral são inferiores às dos concorrentes. Sem mexer no câmbio -que permite trocas manuais-, ele vai de 40 a 80 km/ h em 4,7s. O tempo do A6 é 3,90s, e o do E 320, 4,43s.
Se não der tempo de instalar películas protetoras nos vidros antes de desfilar nas ruas, o motorista pode usar um paliativo. O Série 5 traz cortinas pára-sol: elétrica no vidro traseiro e manuais nos laterais. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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