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SEDÃ
Pelas contas da BMW, 5 é quase igual a 7
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Chris Bangle é um
designer polêmico.
Depois de fazer barulho com as linhas
do BMW Série 7, é a
vez de o Série 5 provocar torcicolos e causar inveja
em quem não tem R$ 300 mil para
gastar na quinta geração do sedã.
Os faróis duplos de xenônio ganharam desenho irregular. Deles
saem linhas que atravessam os
4,84 metros de comprimento do
carro. O BMW está 6,6 cm mais
comprido que a versão anterior.
Também ficou 4,6 cm mais largo,
e a altura cresceu 3,4 cm.
A grade dianteira está mais larga. A traseira é limpa, passando a
sensação de ser maior do que realmente é, mas tem o "mérito" de
suas lanternas não serem recortadas, como as do Série 7. Ela esconde um porta-malas que comporta
60 l a mais -agora tem 520 l.
O interior, que mistura metal,
couro e madeira, também aproxima os números 5 e 7. O Série 5
agora vem com o iDrive, o complicado sistema que controla várias funções, como fluxo do ar-condicionado e o indisponível telefone celular. Aqui há menos opções, e o novo botão "menu" faz
aparecer a tela inicial. Todas as informações são dadas em inglês.
Porém dá saudades do rádio
dos "populares". Ainda é uma árdua tarefa conseguir programar
as estações do rádio, que pode ser
controlado por botões no volante.
A direção é elétrica.
Mesmo 3.0
O motor continua o mesmo 3.0
de seis cilindros em linha. São 231
cv (cavalos) de potência e 30,6
kgfm de torque (força), suficientes para uma aceleração de 0 a 100
km/h em 8,58s -o 530i antigo levava 7,96s. Tempo demais? Então
a saída é o 545i, que acaba de chegar ao mercado nacional e divide
o motor com 745i e X5. Ele tem
333 cv e custa R$ 365 mil.
Assim, se houvesse uma disputa
entre os alemães da categoria, o
Série 5 perderia o primeiro lugar.
O Audi A6 leva 8,45s para atingir
100 km/h, enquanto o Mercedes-Benz E 320 requer 8,77s para chegar à mesma velocidade.
O modelo da BMW também fica em segundo lugar quando o assunto é preço. Mais uma vez perde para o A6, de R$ 252,7 mil, mas
é um pouco mais barato que o E
320, que custa R$ 308.233 -está
certo que R$ 8.233 não são exatamente um problema para o consumidor deste tipo de veículo.
Vale lembrar que o novo A6 foi
apresentando à Europa em março
e deve chegar para o Salão de São
Paulo, em outubro. Assim como o
Série 5 se aproxima do Série 7, o
A6 está mais parecido com o A8.
Segurança
Com sensor que calcula o desgaste da lona dos freios, oito airbags espalhados pelo carro e uma
série de letrinhas -DBC (controle dinâmico de frenagem), CBC
(controle de freios em curvas),
DTC (controle de tração), DSC
(controle automático de estabilidade), entre outros-, o 530i é um
sedã seguro.
Quando está a 80 km/h, percorre 35,2 metros até parar. Para o
Audi, a distância é de 37,5 m. O sedã da Mercedes "pede" 40,4 m.
A segurança do Série 5 também
está nas suas retomadas. Apesar
de rápidas, em geral são inferiores
às dos concorrentes. Sem mexer
no câmbio -que permite trocas
manuais-, ele vai de 40 a 80 km/
h em 4,7s. O tempo do A6 é 3,90s,
e o do E 320, 4,43s.
Se não der tempo de instalar películas protetoras nos vidros antes
de desfilar nas ruas, o motorista
pode usar um paliativo. O Série 5
traz cortinas pára-sol: elétrica no
vidro traseiro e manuais nos laterais.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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