São Paulo, domingo, 18 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALTERNATIVA

Evento, que inclui exposição de duas motos movidas a gás, tenta popularizar essa fonte de abastecimento

Fórum discute gás como energia limpa

DA REDAÇÃO

Dois protótipos de motos a gás e cilindros do combustível feitos com fibra de carbono que pesam metade dos modelos atuais de aço são algumas das novidades do 1º Fórum sobre Energia Limpa -Gás Natural Veicular, que se realiza amanhã (segunda-feira), na Câmara Municipal de São Paulo.
Para o diretor-executivo da Associação Brasileira do Gás Natural Veicular (ABGNV), Oswaldo Colombo Filho, a idéia é estimular a adoção do combustível como alternativa menos poluente.
"Haverá várias palestras para divulgar à sociedade o que é o gás natural." O encontro tratará de temas como histórico do combustível e dúvidas sobre sua segurança.

Novos produtos
Também haverá uma exposição durante toda a semana, com produtos do setor. Entre eles, estão cilindros para gás de fibra de carbono feitos pela empresa nacional MAT. Atualmente esses invólucros são produzidos em aço. Um de 20 m3 pesa cerca de 80 kg. Com fibra de carbono, o peso cai pela metade, conforme Colombo.
"Isso vai ser bom para o motorista porque, com menos peso, o consumo é reduzido, e o equilíbrio do carro sofre menos."
A White Martins vai mostrar o seu "gasoduto móvel": uma carreta adaptada para transportar cilindros de gás em longas distâncias. A proposta é levar gás combustível onde não há gasodutos.
Pode ser, por exemplo, a uma cidade de interior ou à periferia de capitais. Serviria para abastecer frotas de ônibus, segundo Marcos Dornelles Júnior, gerente de vendas de gás da White Martins.


1º FÓRUM SOBRE ENERGIA LIMPA:
amanhã, das 8h às 18h30; exposição até sexta (23/4), das 9h30 às 21h, na Câmara Municipal de São Paulo (viaduto Jacareí, 100); entrada grátis; mais informações: www.abgnv.org.br.



Texto Anterior: Sedã: Pelas contas da BMW, 5 é quase igual a 7
Próximo Texto: Sistema promete balanceamento eterno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.