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TECNOLOGIA
Eaton exibe Fiesta e Blazer
Compressor otimiza motores em até 50%
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Baixada a poeira da disputa publicitária entre a Volkswagen
-defensora do uso do turbo para
a otimização de motores 1.0- e a
Ford -que usa um compressor
para melhorar o desempenho do
novo Fiesta-, as empresas agora
passam a usar argumentos técnicos para mostrar os prós e contras
de cada tecnologia.
Foi o que fez a Eaton -indústria do setor de autopeças que desenvolveu o Supercharger em
conjunto com a Ford-, que convidou a Folha para avaliar o uso
do compressor em um Fiesta e em
um Chevrolet Blazer 2.4, preparado pela empresa Blower.
No caso do utilitário esportivo,
a melhora do motor com o Supercharger fica mais evidente. Em
poucos segundos, o ponteiro do
marcador de velocidade salta para os 100 km/h e mantém o motor
ágil numa faixa de 3.500 rpm.
A Blazer 2.4 naturalmente aspirada fica devendo, e muito, em relação ao modelo que vem preparado com esse componente.
De acordo com a Eaton, o equipamento, adaptado no meio do
duto de ar do veículo, pode melhorar o desempenho do motor
de 40% a 50%.
O que é
O Supercharger é um compressor mecânico com dois rotores
movidos por correia ligada ao virabrequim que aumenta o rendimento volumétrico do motor. O
sistema é usado há pelo menos
dez anos pela indústria.
O preparador César Simões, da
Blower, diz que a vantagem do
Supercharger é que ele não desgasta tanto as peças do motor
quanto um sistema turbinado e
praticamente não gera aumento
no consumo de combustível.
O único senão é o custo mínimo
de US$ 1.700 para instalar o equipamento, pois o compressor é importado dos Estados Unidos.
Segundo a Eaton, por enquanto
o Supercharger só é distribuído
no Brasil para a Ford. Fora daqui,
a empresa fornece o item para
marcas como Jaguar, Mercedes-Benz, BMW, GM e Nissan.
(ALG)
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