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Focus Sedan automático é para gente madura e sem pressa
PASQUALE CIPRO NETO
COLUNISTA DA FOLHA
Sabe aquela arrancada no farol?
Se você estiver ao volante de um
Focus Sedan automático, esqueça. Esse modelo da Ford não foi
feito para isso. O carro não é nenhuma tartaruga, mas não tem o
desempenho de um esportivo.
Não é o caso de dizer que essa
versão da fábrica americana foi
feita exclusivamente para titios e
vovôs. Não é nada disso. O Focus
automático foi feito para gente
madura, responsável (o que não
depende de idade) e que gosta ou
precisa de conforto, o que nesse
caso se traduz pela delícia de enfrentar um grande congestionamento sem ter de movimentar as
pernas e os pés centenas de vezes.
Em meia hora de trânsito pesado, um motorista de São Paulo
troca as marchas de um carro
com câmbio mecânico aproximadamente 750 vezes; num automático, basta controlar o freio. Numa ladeira, não é preciso fazer nada enquanto se espera pelo verde
no semáforo. Basta deixar o câmbio na posição D, 1 ou 2.
A primeira boa impressão que
se tem ao comando do Focus sedã
vem dos confortáveis bancos, que
permitem ao motorista encontrar
a posição ideal de dirigir, sobretudo no que diz respeito à altura.
Como não há pedal de embreagem, o que dispensa a tarefa de
pressioná-lo até o assoalho, pode-se colocar o banco um pouco
mais para trás do que se colocaria
num carro mecânico.
O resultado da combinação altura do banco/distância do volante é o aumento da sensação de visão ampla e de domínio da situação. Contribuem para isso a possibilidade de regulagem do volante e o desenho da ampla área envidraçada do carro.
Na unidade avaliada pela Folha,
não havia comando do toca-CDs
no volante, o que é ponto negativo
do carro. O som do equipamento,
por sinal, é excelente.
Primeiros cuidados
Quem nunca dirigiu um carro
automático precisa tomar uma
pequena aula antes de assumir o
volante. Uma das lições diz respeito ao emprego da alavanca de
câmbio nas posições 1 e 2, ideais
para subir ou descer rampas. Para
descer serras, é aconselhável limitar a velocidade, o que se pode fazer por um botão na alavanca.
Não se pode esquecer que as
respostas de um carro automático
são sempre mais lentas do que as
de um mecânico. Mesmo assim, o
motor 2.0 (de 130 cavalos) do Focus responde bem, ainda que o ar-condicionado esteja ligado.
Os freios são um capítulo à parte. Em situações de emergência,
os da unidade avaliada deixaram
a desejar. O modelo não dispunha
de ABS (antitravamento), equipamento mais do que necessário em
qualquer veículo. Num automóvel que tem o peso e o porte do
Focus sedã, então, o ABS é essencial. Na versão Ghia do carro (sedã e hatch, mecânicos ou automáticos), o equipamento é de série, e
os freios traseiros são a disco (na
unidade testada, eram a tambor).
Espaço e porta-malas
Como todos os congêneres, o
Focus sedã é um carro para quatro pessoas. Cinco, só se duas forem crianças. Para quatro adultos, o modelo da Ford é confortável e espaçoso. Seu porta-malas,
de 490 litros, é o segundo da categoria (só perde para o do Vectra,
de 500 l). Merece destaque o rodar
macio e silencioso desse sedã.
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